07-NOV-2016

Campanha de vacinação contra Febre Aftosa é intensificada em Cedro

07 DE NOVEMBRO DE 2016
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) promovem a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa no município.
Os produtores rurais de Cedro contam com o apoio do Governo Municipal que está promovendo ações de mobilização para garantir que a enfermidade não ataque os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos do município. Esta segunda etapa ocorre até o dia 30 de novembro e as vacinas contra a aftosa já estão disponíveis nas revendas de produtos veterinários locais.
De acordo com o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, é importante a vacina, por isso a campanha está sendo intensificada em todo município. "Estamos diariamente com as equipes da Secretaria de Agricultura visitando os criadores para alertar sobre a importância da vacinação, jingles e faixas estão em todo o município".
O Ceará possui um rebanho de 2.520 animais e a expectativa do Gerente de Auditoria de Propriedades Rurais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, Joaquim Sampaio, é que sejam vacinados mais de 95% dos bovinos em 85% das propriedades. Além de imunizar os rebanhos, os criadores devem levar a nota fiscal da vacina para declaração junto à Ematerce, como enfatiza o Gerente do Escritório do órgão, José André. "Estaremos no escritório para receber os criadores, facilitando o acesso ao resultado para atingirmos o índice esperado".
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Gledson Oliveira, a segunda etapa da campanha contra a Febre Aftosa demonstra a preocupação das autoridades para manter a qualidade e a saúde dos animais de nosso Estado. "Essa é a maneira de mantermos o Ceará na Zona Livre de Febre Aftosa, apenas com a vacinação".
O que é Febre Aft
osa?
A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. A doença é causada por um vírus, com sete tipos diferentes, que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após sua detecção. O vírus está presente em grande quantidade no epitélio (tecido que reveste) e fluído das vesículas.

Prefeitura de Cedro inicia obra de drenagem no entorno do Centro Social Urbano

Ação beneficiará moradores da região e também os visitantes dos principais eventos cedrenses

Prefeito acompanha obras da construção do prédio padrão da Escola profissionalizante

Quando finalizadaz, a Escola atenderá alunos com o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, das 7h às 17h, com cursos de três anos de duração em tempo integral

Secretaria de Educação já está funcionando no CSU

Antigo Hotel Municipal passará por reforma para receber o grupamento do Raio

Iniciadas obras para construção da base do CPRaio em Cedro

Equipamento será instalado no Antigo Hotel Municipal

Cedro sedia encontro do TCEduc sobre nova lei de licitação

As inscrições foram realizadas por meio do Sistema de Gestão Educacional no portal do Tribunal de Contas do Ceará

Cedro realiza mutirão com vacina contra a gripe para toda a população

Até o momento, cerca de 40% do público-alvo foi imunizado

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo passa a atender em novo local

Nova sede fica localizada na Rua José Pajé, 81, Centro, próximo ao Senac e ao Sindicato dos Trabalhadores

Prefeitura de Cedro lança o Projeto Soletrando Municipal 2024

Inciativa prevê o estudo de obras literárias, em saudável competição de aluno contra aluno em sala de aula, nesta primeira etapa, que vai de 17 a 24 de maio.