08-MAI-2024

Cedro realiza mutirão com vacina contra a gripe para toda a população

Até o momento, cerca de 40% do público-alvo foi imunizado

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 08 DE MAIO DE 2024

Foto: Marcos Rodrigues

Cuidar da saúde de nossa gente é prioridade da gestão municipal. Sempre foi. Por isso, a Prefeitura de Cedro promove até a quinta-feira (09/05) mutirão de vacinação contra a gripe para todas as idades. A ação acontece na Câmara Municipal.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: influenza (H1N1 e H3N2) e o vírus influenza B.  Para receber a dose, basta levar à Câmara Municipal um documento oficial com foto e carteira de vacinação.

"Estamos com atividades no plenário da Câmara Municipal de Cedro, como fizemos em outras campanhas, utilizando o espaço com uma equipe extra, além das Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é levar esse imunobiológico de forma mais ágil para as pessoas e evitar mais casos de virose e influenza. Também estamos com horário estendido no atendimento da unidade centro; a partir de 17h30, temos uma equipe oferecendo atendimentos noturnos relacionados à viroses e arboviroses e que ajuda a desafogar a demanda do hospital. Temos vários sintomas relacionados à arbovirose, como febre, dor no corpo, vômito, diarréia. É importante consultar um profissional de saúde para identificar corretamente cada caso", informou a secretária de Saúde, Norma Marques.

A Coordenadora de Imunização, Thamires Sarah, comenta que o município já tem 40% do público-alvo vacinado. "Estamos realizando a vacina Influenza para a população geral. O município alcançou 40% das pessoas imunizadas e estamos estendendo o acesso para que a população consiga se vacinar. Qualquer pessoa pode ir à Câmara essa semana, até quinta-feira, sem esquecer a importância do grupo de risco. Temos muitos casos de viroses e a única maneira de combater é se vacinando".

O Programa Saúde na Escola (PSE) também promoveu imunização nas escolas. É o que informa o Coordenador do Programa, em Cedro, Francedilson Lima. "Estamos juntos nessa parceria. Realizamos uma campanha intersetorial, levando vacinação para as escolas, atendendo professores, coordenadores e toda a equipe da gestão da escola. Levamos também a vacina do HPV para os jovens durante três meses da campanha Semana de Saúde na Escola. Tivemos cerca de 90% dos alunos  vacinados nessa campanha. Os pais e jovens que ainda não se vacinaram procurem a UBs mais próxima para se vacinar".

Fui, vi e me vacinei

"Estou nesse mutirão de vacinação da influenza junto com meu filho e minha mãe, na busca dessa imunização. Diante do cenário que vivemos é muito importante essa prevenção, cuidado e zelo com a nossa saúde. E eu convido você fazer parte. O SUS tem colaborado para a saúde da população com índices satisfatórios de prevenção e da busca de longevidade, de qualidade de vida. Temos várias vacinas no calendário e é importante a participação da população" - Evanair Reis, fisioterapeuta.

"Vim tomar a dose da imunização contra a gripe, que é muito importante, sabemos que o quadro de gripe está muito alto e é importantíssimo estar se imunizando. Que as pessoas venham para tomar a dose de vacinação para que a gente não venha a adoecer, principalmente da gripe" - Aureni Arruda.

"Eu estou aqui para receber a dose da vacina contra a gripe e quero fazer um convite a toda população. Venha você, mãezinha, traga suas crianças, seus idosos e venha você também tomar a sua vacina" - Mônica Santos

"Me desloquei do sítio para tomar a vacina da gripe que salva vidas, deixa imune as pessoas dessa gripe violenta, uma virose que, infelizmente, já matou. É necessário que as pessoas tenham consciência e venham se vacinar pra que possam estar imunizadas e se defendendo da gripe. A Prefeitura está realizando um grande trabalho, mostrando o compromisso do município com a população" - Manoel Victor, sítio Boa Vista.