Ao todo, são três etapas. O Soletrando é uma instigante prova em favor do desenvolvimento do raciocínio, da leitura, da interpretação e da compreensão de texto A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, lançou oficialmente o Soletrando Municipal 2024. Evento, na sexta-feira (03), foi na escola de tempo integral Leandro Alves Correia - distrito Vale do São Miguel. O Projeto chega à sua oitava edição, com foco no estudo de obras literárias. O Projeto chega à sua oitava edição, com foco no estudo de obras literárias. As obras trabalhadas em 2024 são: "Minha vida não é cor de rosa", de autoria de Penélope Martins, que será apreciada na primeira fase (fase escolar), e " Luciola em cordel", de José de Alencar na seguirá para a fase final, quando será conhecido o vencedor participante.O diretor da unidade de ensino, Clécio Sousa, conta que o Projeto acontece de forma integral, envolvendo todas as turmas, do 6º ao 9º ano. E que as professoras de Língua Portuguesa da Escola, Elis Cristina e Alessandra, estarão trabalhando os dois livros junto às turmas. "Na fase escolar, de 17 a 24 de maio, temos o confronto dentro das salas de aula, aluno contra aluno, pra daí sair o vencedor da sala. Na segunda fase, de 23 a 27 de setembro, sairá o vencedor da escola. Por fim, na terceira fase, em 17 de dezembro, teremos o confronto escola contra escola", acrescenta Clécio. "É uma ação riquíssima da Língua Portuguesa trabalhada aqui no município. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos". A técnica da Secretaria de Educação Cícera Sanases da Silva esclarece que desde o ano passado ela e sua equipe estão à frente do Projeto Soletrando, cujo objetivo geral é promover a competição saudável e dinâmica com foco no raciocínio do aluno, na leitura, na interpretação e compreensão do texto por meio obras de autores de Língua Portuguesa. "A proposta é a que está estabelecida na Base Nacional Comum curricular (BNCC), que preza pela formação integral dos nossos educandos, para que atuem com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, podendo tomar decisões baseadas em princípios éticos, democráticos, solidários e sustentáveis". O Projeto Soletrando foi criado por meio da Lei 404/2013, com destaque para a fase final com premiações. Sanases agradece a gestão municipal pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todos que fazem o Projeto, e que não tem medido esforços para dar o apoio necessário. "Muito obrigado a todas as escolas, aos alunos e professores que estão sempre nos apoiando, com esse e com qualquer outro projeto que chega no chão da escola".
Ao todo, são três etapas. O Soletrando é uma instigante prova em favor do desenvolvimento do raciocínio, da leitura, da interpretação e da compreensão de texto
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, lançou oficialmente o Soletrando Municipal 2024. Evento, na sexta-feira (03), foi na escola de tempo integral Leandro Alves Correia - distrito Vale do São Miguel. O Projeto chega à sua oitava edição, com foco no estudo de obras literárias.
O Projeto chega à sua oitava edição, com foco no estudo de obras literárias. As obras trabalhadas em 2024 são: "Minha vida não é cor de rosa", de autoria de Penélope Martins, que será apreciada na primeira fase (fase escolar), e " Luciola em cordel", de José de Alencar na seguirá para a fase final, quando será conhecido o vencedor participante.
O diretor da unidade de ensino, Clécio Sousa, conta que o Projeto acontece de forma integral, envolvendo todas as turmas, do 6º ao 9º ano. E que as professoras de Língua Portuguesa da Escola, Elis Cristina e Alessandra, estarão trabalhando os dois livros junto às turmas. "Na fase escolar, de 17 a 24 de maio, temos o confronto dentro das salas de aula, aluno contra aluno, pra daí sair o vencedor da sala. Na segunda fase, de 23 a 27 de setembro, sairá o vencedor da escola. Por fim, na terceira fase, em 17 de dezembro, teremos o confronto escola contra escola", acrescenta Clécio. "É uma ação riquíssima da Língua Portuguesa trabalhada aqui no município. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos".
A técnica da Secretaria de Educação Cícera Sanases da Silva esclarece que desde o ano passado ela e sua equipe estão à frente do Projeto Soletrando, cujo objetivo geral é promover a competição saudável e dinâmica com foco no raciocínio do aluno, na leitura, na interpretação e compreensão do texto por meio obras de autores de Língua Portuguesa. "A proposta é a que está estabelecida na Base Nacional Comum curricular (BNCC), que preza pela formação integral dos nossos educandos, para que atuem com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, podendo tomar decisões baseadas em princípios éticos, democráticos, solidários e sustentáveis". O Projeto Soletrando foi criado por meio da Lei 404/2013, com destaque para a fase final com premiações.
Sanases agradece a gestão municipal pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todos que fazem o Projeto, e que não tem medido esforços para dar o apoio necessário. "Muito obrigado a todas as escolas, aos alunos e professores que estão sempre nos apoiando, com esse e com qualquer outro projeto que chega no chão da escola".