A Prefeitura de Cedro, por meio do setor de documentação, iniciou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento contará apenas com a numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A nova Carteira de Identidade possibilitará o acesso a vários serviços, como prontuários do SUS, registros do INSS, além de outras informações. O documento possui um QR Code, que permite comprovar a autenticidade e pode ser usado de forma digital, o objetivo é reduzir fraudes."A carteira de identidade nacional começou a ser emitida em todo o Ceará e traz uma importante mudança. A partir de agora, a nova identidade terá uma única numeração. O CPF, permitindo a integração dos órgãos e serviços. Em Cedro, a solicitação acontece às segundas e terças para moradores da zona rural, quartas e quintas para moradores da zona urbana com atendimento de 10 (dez) pessoas por dia, considerando a ordem de chegada, das 7h às 13h", informou a técnica responsável pelo setor, Cilene Rodrigues.A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. Conheça mais detalhes sobre a Carteira de Identidade Nacional (CNI)A primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CNI) é gratuita, mesmo para o cidadão que já tenha emitido versões anteriores. Para a emissão é necessário apresentar cópias coloridas e originais sem rasuras, certidão de nascimento, casamento ou se for viúvo, a certidão de óbito do cônjuge, duas fotos 3x4 atuais, RG antigo, comprovante de residência recente, telefone para contato e CPF, regular, junto à receita federal. O menor de 16 anos também precisa apresentar o RG e CPF do responsável também atualizado na Receita Federal. O documento tem datas de validade, conforme a faixa etária. Para crianças de 0 a 11 anos, ele é válido por 5 anos, para pessoas de 12 a 59 anos, ele é válido por 10 anos e, a partir de 60 anos, por tempo indeterminado. Neste primeiro momento as pessoas que têm identidades com mais de 10 anos é que precisam solicitar o novo documento e o prazo final para que toda a população esteja de posse da CNI é 2032. A Carteira de Identidade Nacional (CNI) DigitalO procedimento para emissão da CIN Digital envolve a validação dos dados do cidadão, assegurando a autenticidade e a precisão das informações registradas. Após a expedição da carteira em formato físico, o cidadão tem a opção de obter a versão digital por meio do aplicativo. Este processo é conduzido pelo GOV.BR, garantindo a confiabilidade e a segurança do documento digital.
A Prefeitura de Cedro, por meio do setor de documentação, iniciou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento contará apenas com a numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A nova Carteira de Identidade possibilitará o acesso a vários serviços, como prontuários do SUS, registros do INSS, além de outras informações. O documento possui um QR Code, que permite comprovar a autenticidade e pode ser usado de forma digital, o objetivo é reduzir fraudes.
"A carteira de identidade nacional começou a ser emitida em todo o Ceará e traz uma importante mudança. A partir de agora, a nova identidade terá uma única numeração. O CPF, permitindo a integração dos órgãos e serviços. Em Cedro, a solicitação acontece às segundas e terças para moradores da zona rural, quartas e quintas para moradores da zona urbana com atendimento de 10 (dez) pessoas por dia, considerando a ordem de chegada, das 7h às 13h", informou a técnica responsável pelo setor, Cilene Rodrigues.
A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.
Conheça mais detalhes sobre a Carteira de Identidade Nacional (CNI)
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CNI) é gratuita, mesmo para o cidadão que já tenha emitido versões anteriores. Para a emissão é necessário apresentar cópias coloridas e originais sem rasuras, certidão de nascimento, casamento ou se for viúvo, a certidão de óbito do cônjuge, duas fotos 3x4 atuais, RG antigo, comprovante de residência recente, telefone para contato e CPF, regular, junto à receita federal. O menor de 16 anos também precisa apresentar o RG e CPF do responsável também atualizado na Receita Federal.
O documento tem datas de validade, conforme a faixa etária. Para crianças de 0 a 11 anos, ele é válido por 5 anos, para pessoas de 12 a 59 anos, ele é válido por 10 anos e, a partir de 60 anos, por tempo indeterminado. Neste primeiro momento as pessoas que têm identidades com mais de 10 anos é que precisam solicitar o novo documento e o prazo final para que toda a população esteja de posse da CNI é 2032.
A Carteira de Identidade Nacional (CNI) Digital
O procedimento para emissão da CIN Digital envolve a validação dos dados do cidadão, assegurando a autenticidade e a precisão das informações registradas. Após a expedição da carteira em formato físico, o cidadão tem a opção de obter a versão digital por meio do aplicativo. Este processo é conduzido pelo GOV.BR, garantindo a confiabilidade e a segurança do documento digital.