Com o início do período chuvoso, cresce a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Por isso, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de prevenção e sensibilização junto à população. A prevenção é um dever de todos. Com ações simples, podemos evitar que doenças se instalem no município. De acordo com o IntegraSUS, Cedro registrou em 2024 apenas 20 casos de dengue, um caso de chikungunya e nenhum de zika. No entanto, o risco de novas transmissões aumenta durante o período chuvoso, especialmente com o trânsito de pessoas vindas de cidades vizinhas. As equipes de saúde mantêm ações preventivas ao longo do ano, garantindo baixos índices de casos no município. O agente de endemias Késio Paulo reforça a importância da colaboração de todos. "É fundamental que a população adote medidas simples para evitar a água parada, principalmente agora, no início das chuvas. Tirar dez minutos por semana para verificar quintais e eliminar recipientes que possam acumular água faz toda a diferença. A prevenção é a melhor forma de combater o mosquito." Entre os cuidados recomendados estão: - Eliminar ou acondicionar recipientes como latas, garrafas e pneus que possam acumular água. - Manter caixas d'água bem tampadas. - Limpar e secar tambores utilizados para armazenar água ao menos uma vez por semana. - Procurar os agentes de saúde em caso de dúvidas ou necessidade de larvicidas. Késio ainda destaca a importância de usar roupas compridas e repelentes ao viajar para áreas com registros de dengue, chikungunya ou zika, reduzindo o risco de transmissão para Cedro. As equipes da Prefeitura de Cedro já intensificaram as visitas aos bairros, cobrindo aproximadamente 22% das residências até o momento. "O mosquito precisa de muito pouco para se reproduzir, e o combate depende de um esforço coletivo entre a Prefeitura e a população", concluiu Késio Paulo.Sintomas da dengueA população deve ficar atenta aos sintomas da dengue, que incluem: - Febre alta. - Dor de cabeça. - Dores no corpo e atrás dos olhos. - Manchas na pele. Caso apresente algum desses sintomas, é essencial procurar atendimento médico imediato.
Com o início do período chuvoso, cresce a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Por isso, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de prevenção e sensibilização junto à população. A prevenção é um dever de todos. Com ações simples, podemos evitar que doenças se instalem no município.
De acordo com o IntegraSUS, Cedro registrou em 2024 apenas 20 casos de dengue, um caso de chikungunya e nenhum de zika. No entanto, o risco de novas transmissões aumenta durante o período chuvoso, especialmente com o trânsito de pessoas vindas de cidades vizinhas.
As equipes de saúde mantêm ações preventivas ao longo do ano, garantindo baixos índices de casos no município. O agente de endemias Késio Paulo reforça a importância da colaboração de todos. "É fundamental que a população adote medidas simples para evitar a água parada, principalmente agora, no início das chuvas. Tirar dez minutos por semana para verificar quintais e eliminar recipientes que possam acumular água faz toda a diferença. A prevenção é a melhor forma de combater o mosquito."
Entre os cuidados recomendados estão:
- Eliminar ou acondicionar recipientes como latas, garrafas e pneus que possam acumular água.
- Manter caixas d'água bem tampadas.
- Limpar e secar tambores utilizados para armazenar água ao menos uma vez por semana.
- Procurar os agentes de saúde em caso de dúvidas ou necessidade de larvicidas.
Késio ainda destaca a importância de usar roupas compridas e repelentes ao viajar para áreas com registros de dengue, chikungunya ou zika, reduzindo o risco de transmissão para Cedro. As equipes da Prefeitura de Cedro já intensificaram as visitas aos bairros, cobrindo aproximadamente 22% das residências até o momento. "O mosquito precisa de muito pouco para se reproduzir, e o combate depende de um esforço coletivo entre a Prefeitura e a população", concluiu Késio Paulo.
Sintomas da dengue
A população deve ficar atenta aos sintomas da dengue, que incluem:
- Febre alta.
- Dor de cabeça.
- Dores no corpo e atrás dos olhos.
- Manchas na pele.
Caso apresente algum desses sintomas, é essencial procurar atendimento médico imediato.