NOTÍCIAS

22-AGO-2025

Passeata com mães e filhos autistas marca programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Cedro

A mobilização reafirma o compromisso do município em garantir direitos, dignidade e oportunidades às pessoas com deficiência e suas famílias

Por Ascom 22/08/2025 #agenda
Passeata com mães e filhos autistas marca programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Cedro

A mobilização reafirma o compromisso do município em garantir direitos, dignidade e oportunidades às pessoas com deficiência e suas famílias

Na manhã da quarta-feira (27/08), mães, filhos autistas, familiares e profissionais participaram de uma passeata em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Cedro. O ato foi promovido pelo Instituto Mão Amiga, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cedro, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a Secretaria de saúde.

A caminhada teve início em frente ao Instituto e seguiu até a Praça da Matriz, reunindo dezenas de pessoas em defesa da inclusão e da visibilidade das pessoas com deficiência. A passeata também buscou sensibilizar a comunidade para a construção de uma sociedade mais inclusiva, desconstruindo estereótipos e preconceitos, além de incentivar o respeito às diferenças.

O prefeito Nilson Diniz destacou o empenho e o compromisso da gestão municipal em ampliar políticas de acolhimento e acompanhamento às famílias. "A nossa gestão tem buscado ampliar as ações de acolhimento, acompanhamento e apoio às famílias", afirmou.

A psicóloga Thaynara, responsável técnica do Instituto, reforçou que a passeata é um símbolo da luta diária pela inclusão. "Esse momento é fundamental para dar visibilidade ao nosso trabalho e à importância dessa tríade: família, escola e terapias. Hoje, o Instituto atende 185 crianças em Cedro, oferecendo acompanhamento terapêutico, oficinas e atividades que envolvem toda a família. Agradecemos a parceria da Prefeitura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde, que tornam essas ações possíveis."

As mães atípicas também ressaltaram a importância do Instituto Mão Amiga como espaço de apoio e orientação.
"Meu filho é acompanhado há um ano pelo Instituto. Hoje tivemos essa linda caminhada para mostrar o quanto é importante compreender e acolher nossas crianças. Quero igualdade e amor para todos", disse Daniele.

"O Instituto Mão Amiga tem transformado nossas vidas. Ele nos mostra que o autismo não se cura, se compreende com carinho, atenção e respeito. Essa caminhada é um ato de conscientização e valorização das nossas crianças", destacou Rezilânia.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024