Com a chegada das chuvas, pequenos acúmulos de água passam a representar grandes riscos para a população, por isso, o combate ao Aedes aegypti começa antes do diagnóstico e depende da soma de esforços entre poder público e comunidade. Ciente do seu papel, a Prefeitura de Cedro mobilizará equipes que atuarão na terça-feira (24/02) no bairro Planalto dos Cadeiras em uma força-tarefa que une limpeza urbana, vistoria técnica e conscientização porta a porta para conter o avanço das arboviroses no município.A ação prevê uma varredura completa na localidade, com eliminação de criadouros, recolhimento de resíduos e orientação direta aos moradores sobre prevenção à dengue, zika e chikungunya. O prefeito Nilson Diniz destacou que o mutirão integra um plano permanente de enfrentamento às arboviroses. "Estamos mobilizando nossas equipes para que o trabalho no Planalto dos Cadeiras seja minucioso e eficaz. A prefeitura atua com limpeza urbana e fiscalização, mas o combate real acontece diariamente nas casas. Com a participação dos moradores, podemos manter nossa comunidade saudável e segura."Na linha de frente das visitas domiciliares, o agente de combate às endemias Daniel Braga reforçou a necessidade de colaboração doméstica, especialmente neste período chuvoso. "Estamos iniciando a quadra chuvosa e é fundamental que cada morador verifique sua casa e quintal pelo menos uma vez por semana. É preciso tampar caixas dágua, recolher garrafas, latas, pneus e qualquer recipiente que acumule água. O Planalto dos Cadeiras apresenta índice elevado de focos positivos, por isso a atenção deve ser redobrada. Na terça-feira estaremos realizando o mutirão de limpeza e conscientização para que, juntos, possamos combater o mosquito."Resumo da açãoO que: Mutirão de Limpeza e ConscientizaçãoOnde: Bairro Planalto dos Cadeiras (Cedro I)Quando: Terça-feira, 24 de fevereiroObjetivo: Eliminar criadouros e reduzir o índice de infestação do mosquitoDica essencial: dedicar 10 minutos por semana para vistoriar o quintal é suficiente para interromper o ciclo de reprodução do mosquito e proteger toda a família.A Prefeitura reforça que a prevenção começa dentro de casa e que o enfrentamento às arboviroses depende da responsabilidade compartilhada entre gestão pública e comunidade.
Com a chegada das chuvas, pequenos acúmulos de água passam a representar grandes riscos para a população, por isso, o combate ao Aedes aegypti começa antes do diagnóstico e depende da soma de esforços entre poder público e comunidade. Ciente do seu papel, a Prefeitura de Cedro mobilizará equipes que atuarão na terça-feira (24/02) no bairro Planalto dos Cadeiras em uma força-tarefa que une limpeza urbana, vistoria técnica e conscientização porta a porta para conter o avanço das arboviroses no município.
A ação prevê uma varredura completa na localidade, com eliminação de criadouros, recolhimento de resíduos e orientação direta aos moradores sobre prevenção à dengue, zika e chikungunya. O prefeito Nilson Diniz destacou que o mutirão integra um plano permanente de enfrentamento às arboviroses. "Estamos mobilizando nossas equipes para que o trabalho no Planalto dos Cadeiras seja minucioso e eficaz. A prefeitura atua com limpeza urbana e fiscalização, mas o combate real acontece diariamente nas casas. Com a participação dos moradores, podemos manter nossa comunidade saudável e segura."
Na linha de frente das visitas domiciliares, o agente de combate às endemias Daniel Braga reforçou a necessidade de colaboração doméstica, especialmente neste período chuvoso. "Estamos iniciando a quadra chuvosa e é fundamental que cada morador verifique sua casa e quintal pelo menos uma vez por semana. É preciso tampar caixas dágua, recolher garrafas, latas, pneus e qualquer recipiente que acumule água. O Planalto dos Cadeiras apresenta índice elevado de focos positivos, por isso a atenção deve ser redobrada. Na terça-feira estaremos realizando o mutirão de limpeza e conscientização para que, juntos, possamos combater o mosquito."
Resumo da ação
O que: Mutirão de Limpeza e Conscientização
Onde: Bairro Planalto dos Cadeiras (Cedro I)
Quando: Terça-feira, 24 de fevereiro
Objetivo: Eliminar criadouros e reduzir o índice de infestação do mosquito
Dica essencial: dedicar 10 minutos por semana para vistoriar o quintal é suficiente para interromper o ciclo de reprodução do mosquito e proteger toda a família.
A Prefeitura reforça que a prevenção começa dentro de casa e que o enfrentamento às arboviroses depende da responsabilidade compartilhada entre gestão pública e comunidade.