Foto: Divulgação
Cerca de 4 mil mulheres de todo Brasil estão reunidas em Brasília (DF) - entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), marca a retomada das conferências nacionais - a última havia sido em 2016, com a participação da então presidenta Dilma Rousseff. O encontro reúne representantes do governo federal, estados, municípios e sociedade civil, em um grande espaço de debate sobre propostas que promovam mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas.Cedro participa desta etapa nacional por meio da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sueywanni Ribeiro, que integrou as plenárias, grupos de trabalho e debates. "Hoje, com muito orgulho, vim representar as mulheres cedrenses em Brasília na 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres. Agradeço todo o suporte da gestão municipal, da nossa secretária Luciana Vieira e do prefeito Dr. Nilson, que não mediram esforços para garantir nossa participação. Passamos pelas etapas regional em Icó, estadual em Fortaleza e agora chegamos à nacional. Quando mulheres se unem, todas caminham."A primeira-dama Ana Clécia reforçou o significado da participação cedrense. "É fundamental que Cedro esteja presente nesses espaços de discussão, trazendo novas ideias e fortalecendo as políticas para as mulheres do nosso município. É um orgulho ver nossa cidade engajada nesse movimento nacional por mais igualdade e respeito."Já a secretária de Assistência Social e da Mulher, Luciana Vieira, destacou o impacto do momento. "É uma honra ver Cedro contribuindo para a construção das políticas públicas que vão impactar a vida das mulheres brasileiras. Essa conferência é um espaço de diálogo e transformação."Antes da etapa nacional, o processo contou com conferências Livres, Municipais, Regionais, Distrital e Estaduais, garantindo escuta ativa e participação de milhares de mulheres em todo o país. As propostas construídas nesses encontros agora subsidiarão políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cidadania feminina e à promoção da igualdade de gênero.Durante a abertura, a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Yia Bueno, destacou, "Defender a soberania é colocar nosso país no patamar da política internacional de desenvolvimento social, cultural, ambiental, econômico e, sobretudo, humano."
Cerca de 4 mil mulheres de todo Brasil estão reunidas em Brasília (DF) - entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), marca a retomada das conferências nacionais - a última havia sido em 2016, com a participação da então presidenta Dilma Rousseff. O encontro reúne representantes do governo federal, estados, municípios e sociedade civil, em um grande espaço de debate sobre propostas que promovam mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas.
Cedro participa desta etapa nacional por meio da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sueywanni Ribeiro, que integrou as plenárias, grupos de trabalho e debates. "Hoje, com muito orgulho, vim representar as mulheres cedrenses em Brasília na 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres. Agradeço todo o suporte da gestão municipal, da nossa secretária Luciana Vieira e do prefeito Dr. Nilson, que não mediram esforços para garantir nossa participação. Passamos pelas etapas regional em Icó, estadual em Fortaleza e agora chegamos à nacional. Quando mulheres se unem, todas caminham."
A primeira-dama Ana Clécia reforçou o significado da participação cedrense. "É fundamental que Cedro esteja presente nesses espaços de discussão, trazendo novas ideias e fortalecendo as políticas para as mulheres do nosso município. É um orgulho ver nossa cidade engajada nesse movimento nacional por mais igualdade e respeito."
Já a secretária de Assistência Social e da Mulher, Luciana Vieira, destacou o impacto do momento. "É uma honra ver Cedro contribuindo para a construção das políticas públicas que vão impactar a vida das mulheres brasileiras. Essa conferência é um espaço de diálogo e transformação."
Antes da etapa nacional, o processo contou com conferências Livres, Municipais, Regionais, Distrital e Estaduais, garantindo escuta ativa e participação de milhares de mulheres em todo o país. As propostas construídas nesses encontros agora subsidiarão políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cidadania feminina e à promoção da igualdade de gênero.
Durante a abertura, a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Yia Bueno, destacou, "Defender a soberania é colocar nosso país no patamar da política internacional de desenvolvimento social, cultural, ambiental, econômico e, sobretudo, humano."