Foto: Geraldinho Silva
A Prefeitura de Cedro, em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Animal (Sepa), e com o Instituto Centec, realizou na sexta-feira (26/09) o Dia D de Encoleiramento Antiparasitário e Vacinação Antirrábica. A ação aconteceu na Praça Antônio Marques (Centro), nos turnos da manhã e tarde, garantindo a aplicação gratuita de 500 coleiras antiparasitárias e a vacinação antirrábica em cães do município.O objetivo foi reforçar a prevenção contra parasitas e doenças, ampliando os cuidados com a saúde dos animais e, consequentemente, com a saúde pública. O prefeito Nilson Diniz comemorou a iniciativa e destacou a relevância do trabalho. "Cuidar da saúde dos nossos animais também é cuidar da saúde pública. Essa foi mais uma ação que reforça nosso compromisso com o bem-estar dos pets e a prevenção de doenças no nosso município. Estamos trabalhando para que Cedro avance cada vez mais em políticas de proteção animal."A secretária de Saúde, Maria Marcleide, ressaltou o impacto da ação e a parceria com o Estado. "Foi com muita alegria que estivemos hoje na Praça Antônio Marques, realizando essa ação tão importante para os nossos animais e seus tutores. Graças à parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Animal, conseguimos distribuir 500 coleiras antiparasitárias, que garantem o bem-estar dos cães e contribuem para a saúde pública do município. Agradeço ao prefeito Nilson pelo apoio constante e por sempre buscar melhorias para a saúde de Cedro."O Agente de Combate às Endemias, Daniel Braga, reforçou o papel educativo do evento. "A importância desse movimento foi garantir que os animais não venham contrair leishmaniose, o calazar. Além disso, também realizamos a vacinação antirrábica, ampliando a proteção dos cães e evitando riscos à população."Moradores que participaram da ação também celebraram a iniciativa. A dona de casa Francisca Alves, tutora de dois cães, destacou a relevância da distribuição gratuita. "Essas coleiras são muito importantes para que os animais não peguem doenças do carrapato e outros insetos. Agradeço à Prefeitura e ao Governo do Estado por essa ação. Foi essencial o que o prefeito fez pela gente e pelos nossos animais."Além da proteção contra carrapatos, pulgas e doenças como a leishmaniose, as coleiras também contribuem para a prevenção de zoonoses, enquanto a vacinação antirrábica garante segurança contra a raiva, doença grave que também pode atingir seres humanos.
A Prefeitura de Cedro, em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Animal (Sepa), e com o Instituto Centec, realizou na sexta-feira (26/09) o Dia D de Encoleiramento Antiparasitário e Vacinação Antirrábica. A ação aconteceu na Praça Antônio Marques (Centro), nos turnos da manhã e tarde, garantindo a aplicação gratuita de 500 coleiras antiparasitárias e a vacinação antirrábica em cães do município.
O objetivo foi reforçar a prevenção contra parasitas e doenças, ampliando os cuidados com a saúde dos animais e, consequentemente, com a saúde pública. O prefeito Nilson Diniz comemorou a iniciativa e destacou a relevância do trabalho. "Cuidar da saúde dos nossos animais também é cuidar da saúde pública. Essa foi mais uma ação que reforça nosso compromisso com o bem-estar dos pets e a prevenção de doenças no nosso município. Estamos trabalhando para que Cedro avance cada vez mais em políticas de proteção animal."
A secretária de Saúde, Maria Marcleide, ressaltou o impacto da ação e a parceria com o Estado. "Foi com muita alegria que estivemos hoje na Praça Antônio Marques, realizando essa ação tão importante para os nossos animais e seus tutores. Graças à parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Animal, conseguimos distribuir 500 coleiras antiparasitárias, que garantem o bem-estar dos cães e contribuem para a saúde pública do município. Agradeço ao prefeito Nilson pelo apoio constante e por sempre buscar melhorias para a saúde de Cedro."
O Agente de Combate às Endemias, Daniel Braga, reforçou o papel educativo do evento. "A importância desse movimento foi garantir que os animais não venham contrair leishmaniose, o calazar. Além disso, também realizamos a vacinação antirrábica, ampliando a proteção dos cães e evitando riscos à população."
Moradores que participaram da ação também celebraram a iniciativa. A dona de casa Francisca Alves, tutora de dois cães, destacou a relevância da distribuição gratuita. "Essas coleiras são muito importantes para que os animais não peguem doenças do carrapato e outros insetos. Agradeço à Prefeitura e ao Governo do Estado por essa ação. Foi essencial o que o prefeito fez pela gente e pelos nossos animais."
Além da proteção contra carrapatos, pulgas e doenças como a leishmaniose, as coleiras também contribuem para a prevenção de zoonoses, enquanto a vacinação antirrábica garante segurança contra a raiva, doença grave que também pode atingir seres humanos.