Foto: Calynne Maria
Um sábado de cultura, esporte e inclusão social. Assim foi o evento "Vem Negacear Mais Eu!", promovido pelo grupo Negaca Capoeira no último dia 26, no Centro Social Urbano (CSU) de Cedro. Durante toda a manhã, o espaço foi tomado por rodas de capoeira, batizado, troca de cordões e formatura de alunos, reunindo crianças, adolescentes, adultos e mestres vindos de diversas cidades do Ceará e do Piauí.O prefeito Nilson Diniz foi presença marcante e reafirmou o compromisso da gestão com a valorização da cultura afro-brasileira e do esporte como ferramenta de transformação social. "Seguiremos apoiando e fortalecendo ações como essa, que promovem cidadania, disciplina, autoestima e pertencimento. Nosso objetivo é ampliar ainda mais o acesso dos cedrenses a eventos como esse, que inspiram e transformam vidas", afirmou.Entre os nomes presentes estavam Mestre Miúdo (Fortaleza), Contramestre Jhon (Madalena), Professora Onça (Parnaíba/PI), Contramestre Nerd (Juazeiro do Norte) e Instrutor Lelê, indicado a professor. O evento teve ainda a supervisão do Mestre Fominha, que conduziram as atividades com foco na formação dos alunos e no fortalecimento dos vínculos entre os praticantes.A juventude local teve participação ativa. "Tenho 16 anos, faço parte do Serviço de Convivência. Quero agradecer à gestão municipal por esse evento tão especial aqui no CSU", disse Nádia, aluna do projeto.O instrutor Lelê destacou a importância da iniciativa. "Esse evento é realizado anualmente para divulgar a capoeira e aprimorar a cultura. É um momento valioso para os nossos jovens e adolescentes, pois mostra que é possível transformar vidas através do esporte e da cultura."Quem também celebrou a iniciativa foi o Mestre Fominha, de Maracanaú. "Estou aqui para prestigiar o evento que está acontecendo aqui no Cedro, um grande encontro e agradeço a prefeitura de Cedro e ao prefeito"Eduardo, conhecido como mestre Tucano, também de Maracanaú, comentou sobre o evento. "É um evento prazeroso, com muitos adolescentes, crianças, pais presentes. Isso é fundamental para a capoeira e para o esporte em geral. Parabéns ao professor Lelê pelo trabalho belíssimo em Cedro."Com o auditório do CSU lotado, a manhã foi marcada por alegria, movimento e pertencimento. A capoeira mostrou mais uma vez sua força como expressão cultural, educativa e transformadora.
Um sábado de cultura, esporte e inclusão social. Assim foi o evento "Vem Negacear Mais Eu!", promovido pelo grupo Negaca Capoeira no último dia 26, no Centro Social Urbano (CSU) de Cedro. Durante toda a manhã, o espaço foi tomado por rodas de capoeira, batizado, troca de cordões e formatura de alunos, reunindo crianças, adolescentes, adultos e mestres vindos de diversas cidades do Ceará e do Piauí.
O prefeito Nilson Diniz foi presença marcante e reafirmou o compromisso da gestão com a valorização da cultura afro-brasileira e do esporte como ferramenta de transformação social. "Seguiremos apoiando e fortalecendo ações como essa, que promovem cidadania, disciplina, autoestima e pertencimento. Nosso objetivo é ampliar ainda mais o acesso dos cedrenses a eventos como esse, que inspiram e transformam vidas", afirmou.
Entre os nomes presentes estavam Mestre Miúdo (Fortaleza), Contramestre Jhon (Madalena), Professora Onça (Parnaíba/PI), Contramestre Nerd (Juazeiro do Norte) e Instrutor Lelê, indicado a professor. O evento teve ainda a supervisão do Mestre Fominha, que conduziram as atividades com foco na formação dos alunos e no fortalecimento dos vínculos entre os praticantes.
A juventude local teve participação ativa. "Tenho 16 anos, faço parte do Serviço de Convivência. Quero agradecer à gestão municipal por esse evento tão especial aqui no CSU", disse Nádia, aluna do projeto.
O instrutor Lelê destacou a importância da iniciativa. "Esse evento é realizado anualmente para divulgar a capoeira e aprimorar a cultura. É um momento valioso para os nossos jovens e adolescentes, pois mostra que é possível transformar vidas através do esporte e da cultura."
Quem também celebrou a iniciativa foi o Mestre Fominha, de Maracanaú. "Estou aqui para prestigiar o evento que está acontecendo aqui no Cedro, um grande encontro e agradeço a prefeitura de Cedro e ao prefeito"
Eduardo, conhecido como mestre Tucano, também de Maracanaú, comentou sobre o evento. "É um evento prazeroso, com muitos adolescentes, crianças, pais presentes. Isso é fundamental para a capoeira e para o esporte em geral. Parabéns ao professor Lelê pelo trabalho belíssimo em Cedro."
Com o auditório do CSU lotado, a manhã foi marcada por alegria, movimento e pertencimento. A capoeira mostrou mais uma vez sua força como expressão cultural, educativa e transformadora.