NOTÍCIAS

19-JUL-2025

Chitão 2025 reforça identidade cultural de Cedro e emociona moradores e visitantes

Festa aqueceu a economia e emocionou quem faz parte dessa história, mostrando que a cultura popular segue viva no município

Por Ascom 19/07/2025 #cultura

Foto: Marciel Bezerra

Milhares de pessoas se reuniram no Centro Social Urbano (CSU) de Cedro, no sábado (19/07) para celebrar o Chitão 2025, uma das festas mais tradicionais do município, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, com apoio do Ministério do Turismo, Sesc e Senac. O evento promoveu reencontros emocionantes, movimentou o público com música de qualidade e  valorizou as tradições nordestinas.

A programação contou com grandes atrações, como Dorgival Dantas, Zé Cantor, Avine Vinny, Janaína Alves, além do artista da terra - Chaguinha do Acordeon e a banda Forró da Atualidade. No camarim, antes do show, Dorgival destacou potência cultural da cidade. "Saudade boa do grande Zé, João Braúna… É tanta gente boa aqui. Cedro é uma riqueza só, uma sanfona em forma de felicidade. Parabéns e obrigado por tudo que vocês fazem pelos sanfoneiros de ontem, de hoje e de amanhã", afirmou o cantor.

Presente durante todos os momentos da festa, o prefeito Nilson Diniz celebrou o sucesso do evento e reforçou o papel da cultura como motor de identidade e desenvolvimento. "O Chitão é mais do que uma festa. É um símbolo da nossa história, da força do nosso povo e da alegria de sermos nordestinos. Investir em cultura é investir em pertencimento, em união, em autoestima".

A secretária de Turismo, Silvana Leite, destacou o caráter afetivo da festa. "Foi tudo preparado com muito carinho. Ver a alegria no rosto das pessoas, de crianças a idosos, é a maior recompensa. O Chitão é patrimônio do povo de Cedro".

O cantor cedrense Chaguinha do Acordeon também expressou gratidão ao se apresentar na própria terra. "Ser valorizado no nosso próprio chão é uma emoção que não tem preço. Viva o forró, viva a nossa cultura!"

O evento reuniu visitantes de diversas regiões do Brasil, incluindo São Paulo, Recife, Fortaleza e cidades do Cariri e do Centro-Sul. Para muitos, o Chitão é um reencontro com as raízes. "O Cedro é sem fronteiras. A festa é o momento de reunir amigos, celebrar o que somos. Estou emocionado, isso aqui é especial demais", declarou um dos participantes.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024