29-OUT-2017

Dia Nacional do Livro é comemorado em Cedro com inúmeras atividades

#Cultura 29 DE OUTUBRO DE 2017
No calendário oficial, a data celebra anualmente, em 29 de outubro, uma das invenções mais conhecida no mundo. A Prefeitura preparou programação especial para o Dia Nacional do Livro, com ações por todo o sábado, 28/10, na Biblioteca Municipal Tio Acrísio e na Praça Antônio Marques.
Teve roda de conversas, peça teatral, contadores de histórias, leitura de cordel e apresentação dos alunos do projeto Toque de Vida (flauta e violão). Prefeito Dr. Nilson Diniz esteve acompanhado da primeira-dama Ana Clécia. Presença da secretária de Cultura Aparecida Evangelista, de representantes do IFCE Campus Cedro, servidores públicos, vereadores e população.
O gestor municipal enfatizou: divulgar a leitura como hábito saudável e prazeroso é uma ação demais importante. "O livro ainda é um grande parceiro de nossas crianças no dia-a-dia. É estímulo a um cidadão mais participativo e integrado às necessidades e anseios da sociedade. O livro nos transporta aos lugares percorridos por nossa livre imaginação".
A secretária de Cultura Aparecida Evangelista ressalta que a Biblioteca Municipal Tio Acrísio está aberta diariamente. Muitos estudante fazem l[á as suas pesquisas, buscam livros para leitura de final de semana. "Mesmo diante da tecnologia que ora vivenciamos, temos a adesão aos livros da biblioteca é muito boa, as aventuras proporcionadas pelos livros encantam".
Na avaliação da aposentada Francinete Bezerra, ações como essa são importantes por estimularem jovens e adolescentes ao hábito da leitura e, consequentemente, dar-lhes a oportunidade de vivenciarem um mundo mais saudável, distante das drogas. "É uma ação inovadora, estamos felizes com a gestão municipal por preocupa-se com o hábito da leitura".
Artes integ
radas
Alunos do curso de flauta e violão diariamente têm a oportunidade de crescimento através da leitura das notas musicais. O projeto Toque de Vida oportuniza a esses adolescentes a convivência com professores dedicados e, assim, poderem transformar suas vidas. Eles se apresentaram para os convidados da solenidade do Dia do Livro.
E o cordel? O cordel ainda está presente na vida dos brasileiros, dos cearenses, dos cedrenses. Ontem, o poeta popular Valmir Pereira encantou o público com textos que contam o dia-a-dia da população.
Uma turma de amigos da leitura aproveitou a oportunidade para tratar, com as crianças, dos cuidados com o meio ambiente e formas de economizar água e energia. Alunos de escolas municipais, fantasiados de personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, levaram o público adulto a recordar que a cultura persiste nos dias atuais como forte traço que marca a existência de um povo.
Origem do Dia Nacional
do Livro
O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810).
Curso de auxiliar em
biblioteca
A Biblioteca José Luciano Pimentel, do IFCE Campus Cedro, em parceria com a Prefeitura (Secretaria Municipal de Cultura), está oferecendo um curso básico de formação em Auxiliar de Biblioteca. Ao todo, participam 30 pessoas. As aulas, iniciadas em 26 de agosto e com finalização prevista para dezembro, acontecem no Campus, aos sábados, quinzenalmente. "O livro realmente é importante, um transformador social. Comemorar seu Dia Nacional é lembrar que estamos atuando fortemente em nossa Biblioteca". O bibliotecário Leandro Castro, da José Luciano Pimentel, destaca que a parceria IFCE/Prefeitura contribui para a melhoria do nível de conhecimento da população.