Desde o mês de julho passado, a equipe de Saúde de Cedro vem intensificando as visitas domiciliares para imunizar cães e gatos contra a raiva.
A gestão municipal segue comprometida em manter os cuidados com a prevenção e garantir a segurança da população e dos animais, reforçando a importância da vacinação contra a raiva por meio de uma mobilização eficiente e acessível a todos.
No último sábado (9/11), a campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal teve o seu Dia D, com postos de vacinação distribuídos por vários bairros, proporcionando uma alta adesão da população.
Dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 2010 e 2024, foram registrados 48 casos de raiva humana no Brasil, e nenhum foi transmitido por cães desde 2015. Essa ausência de casos posiciona o país como uma área livre de raiva canina, segundo o prazo de cinco anos estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Agente de Combate às Endemias, Késio Paulo, destacou o sucesso da mobilização, informando que, somente no sábado, e que esse ano foram vacinados quase 10 mil animais. Ele explicou que a campanha já vinha sendo realizada há meses, cobrindo tanto áreas urbanas quanto rurais. "Começamos em julho, passando de casa em casa, em cada sítio e em cada bairro. No último sábado, fizemos o Dia D para finalizar e consolidar os dados da campanha. A população aderiu muito bem e conseguimos levar vacina a quase toda a cidade," afirmou.
Para quem não conseguiu vacinar seus animais, Késio informa que a Secretaria de Saúde ainda possui doses disponíveis.
"Quem adquiriu um animal recentemente ou não teve a oportunidade de vacinar, pode procurar a Secretaria. Estamos preparados para atender e, se for necessário, a equipe se organiza para disponibilizar a vacina ou para vacinar o animal em domicílio", orientou.