03-MAI-2024

Fazedores de cultura marcam presença na escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Diversos artistas cedrenses estiveram no CSU dialogando com a gestão municipal

#Agenda 03 DE MAIO DE 2024

Incentivar a cultura cedrense é um trabalho constante da prefeitura de Cedro. Na noite da quinta-feira (03/05), no Centro Social Urbano (CSU), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizou a escuta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), mais conhecida como Lei Aldir Blanc 2.

As definições do encontro servirão de base para a elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR). Posteriormente, o PAAR será enviado para o Ministério da Cultura, seguindo os trâmites para aplicação dos recursos na área cultural. O Município aderiu à PNAB no ano passado e deve receber o repasse de quase R$ 200 mil do Governo Federal para fomento de atividades culturais em 2024.

"Os editais geralmente são burocráticos e o município precisa ajudar porque são muitos recursos para a cultura. Graças a Deus, o Cedro tem um vasto potencial artístico e eu deixo meus parabéns a cada um de vocês que tem este de dom de Deus, mas que aprimora a cada dia, para levar entretenimento, alegria, lazer para as pessoas. Esse é um dever de casa, compromisso que a nossa administração tem com a cultura, com o nosso povo", comentou a vice-prefeita Ana Nilma, representando o prefeito de Cedro Joãozinho de Titico.

A secretária de Cultura Silvana Leite destacou a participação dos fazedores de cultura e falou da importância do recurso. "Tínhamos esse sonho para a cultura do nosso país, do estado e do município. A lei Aldir Blanc I foi uma lei emergencial, assim como a Lei Paulo Gustavo. Mas agora temos a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, PNAB, que é diferente, por isso, reunimos vocês para escutar a todos".

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Josemir Silva, conclamou os agentes culturais para que participem das etapas da (PNAB). "Vivenciamos uma nova era para o movimento cultural, de incentivos e leis que vão movimentar a cultura. É muito importante cobrar o poder público, mas também fazer nosso papel, aproveitando que o poder público está chamando para escutar demandas e dificuldades, os artistas precisam participar do diálogo, não apenas cobrar, mas também fazer o nosso papel".

Lei Aldir Blanc 2

A Lei Aldir Blanc 2 estendeu por cinco anos a política de fomento à cultura criada durante a pandemia de covid-19. A União vai remeter aos estados e municípios o valor global de R$ 3 bilhões anuais até 2027. O dinheiro deverá ser usado para o financiamento de projetos culturais, montagem de cursos, pesquisas e estudos no setor e preservação de patrimônio cultural, entre outras finalidades.

Fui, vi e gostei

"Sou filha da escritora Heraclides Bezerra e estou participando dessa oportunidade oferecida pela Secretaria de Cultura, mostrando meu trabalho com artesanato em geral coisas que vem de mãe para filha, bordados de rosas em toalhas 3D, canetinhas personalizadas, rosas em EVA, rosas de fita e outros materiais. Agradeço a administração e a todos que fazem a Secretaria de Cultura do Cedro pela oportunidade aos artesãos e ao povo em geral do município. Essas oportunidades fazem com que a gente mostre o nosso trabalho e o nosso talento" - Diamusia Bezerra

"Voltei recentemente de São Paulo, porque sou filha de Cedro e iniciei esse trabalho de artesanato que eu gosto muito. Essas peças eu confeccionei e trouxe para apresentar para que as pessoas possam conhecer melhor. São bordados, crochês, peças de vestuário, peças de cozinha, panos de pratos e tapetes. Esse momento da Lei Aldir Blanc é muito importante para que as pessoas possam divulgar sua arte e mostrar o que sabem fazer de melhor" - Elka Reis