Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos
Reunir os fazedores de Cultura de todos os segmentos artísticos residentes em Cedro, incluindo artistas, produtores, associações, coletivos e instituições culturais para realizar a leitura comentada da regulamentação da Lei Aldir Blanc 2 e a escuta de ideias e sugestões para elaboração do Plano de Ação de aplicação da Lei em Cedro. Este o objetivo do encontro que está programado para a quinta-feira (02/05), às 18h, no Centro Social Urbano de Cedro (CSU). A expectativa é que sejam realizadas três escutas ainda este ano.
"Estamos finalizando a lei Paulo Gustavo e começaremos a trabalhar a lei Aldir Blanc, por isso, convidamos os fazedores de cultura de Cedro a participarem da escuta pública para execução da política nacional Aldir Blanc. Momento de grande importância para o município. Lembro aos artistas que não participaram da Lei Aldir Blanc I que procurem a Secretaria de Cultura para que possam fazer o seu cadastro no Mapa Cultural do Estado e também estarem aptos a concorrer a todos os projetos que chegarão em nosso município", informou a secretária de Cultura, Silvana Leite.
Lei Aldir Blanc 2
A Lei Aldir Blanc 2 estendeu por cinco anos a política de fomento à cultura criada durante a pandemia de covid-19. A União vai remeter aos estados e municípios o valor global de R$ 3 bilhões anuais até 2027. O dinheiro deverá ser usado para o financiamento de projetos culturais, montagem de cursos, pesquisas e estudos no setor e preservação de patrimônio cultural, entre outras finalidades.