Foram três dias decisivos para o futuro das políticas públicas do setor no Ceará. Município esteve presente tendo o reconhecimento da secretária Luísa Cela
Foto: Marciel Bezerra
O tema "Democracia e exercício dos direitos culturais" movimentou a 4ª Conferência Estadual de Cultura, de 30 de novembro a 2 de dezembro no SESC-Iparana, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Na manhã de quinta-feira (30), delegados e delegadas setoriais atuaram coletivamente para a construção das políticas públicas para o setor cultural do porvir. Na abertura oficial do encontro, a secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela, reforçou a importância do evento, o papel dos atores envolvidos e a necessidade de consolidação do Sistema Nacional de Cultura.
"Queremos garantir o financiamento da cultura, atualizando esse pensamento na construção de estratégias. O que e como nós vamos fazer? Qual o papel da sociedade civil e dos conselhos? Qual o papel das gestões municipais, estadual e federal? Como construiremos essa instância de pactuação para que tenhamos três anos de consolidação do Sistema Nacional de Cultura, e que nas próximas décadas não haja ameaças de fragilização e destruição das políticas públicas de cultura e a sua institucionalidade? É o que iremos discutir na Conferência".
Como representante da Sociedade Civil, à secretária do Conselho Municipal de Cultura de Cedro, Eliane Morais, participou do Eixo 6, cuja temática foi "Direito às Artes e às Linguagens Digitais". Ela destaca a relevância do encontro para o fortalecimento e a resistência da cultura em âmbito local, estadual e no plano nacional. "Estamos aqui participando da 4ª Conferência Estadual, tratando de temas que também foram estudados na Conferência Municipal. Fizemos a nossa parte como delegados e representantes da cultura. Os que vão nos representar em Brasília, que façam jus à nossa voz e à nossa vez. A cultura está viva. Somos a resistência".
Representante do Poder Público, o Assessor Especial de Comunicação da Prefeitura de Cedro, Marciel Bezerra, participou do Eixo 3
- "Identidade, Patrimônio e Memória". Em conversa com a secretária de Cultura do Ceará Luísa Cela, ele apurou que uma das pautas defendida pelos participantes da 4ª Conferência garante o repasse de 80% dos recursos dos editais para o interior do Ceará e 20% para a capital. "Acabamos de aprovar essa distribuição, uma forma mais equânime de fazer o repasse. A decisão foi aplaudida por todos, veio forte". Luísa ressaltou a presença de quase 100% dos municípios no encontro, reunidos para discutir a pactuação dos investimentos para o próximo período. "Reconhecemos a riqueza que tem em Cedro, como em todos os municípios do Ceará".
Cedro, pela primeira, vez realizou a sua Conferência Municipal de Cultura, evento que contou com dezenas de participantes, reunidos no auditório do SENAC em setembro passado. À época, a secretária de Cultura Silvana Leite discursou na abertura, dizendo: "Nesse dia histórico para a cultura do município, agradeço a todos que participaram, ao prefeito Joãozinho de Titico por ter oferecido a condição de realizar uma festa tão linda. Essa foi a primeira Conferência Municipal, e vamos criar o Plano Municipal de Cultura. Já temos o Conselho, e agora também será produzido um documento para as Conferências Estadual e Nacional de Cultura".
As propostas do Ceará serão apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em março de 2024, em Brasília.