Incentivar os artistas e fazedores de cultura a concorrer nos editais é fundamental para que eles possam angariar melhores condições de trabalho, emprego e renda. Por isso, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu oficina sobre a elaboração do projeto para participar do edital da Lei Paulo Gustavo que contemplou, além da elaboração do projeto, prestação de contas e boaspráticas na aplicação dos recursos financeiros. O encontro aconteceu na segunda-feira (20/11) pela manhã com palestra sobre a lei Paulo Gustavo; no período da tarde, oficinas práticas.
A secretária de Cultura Silvana Leite agradeceu o apoio da gestão e ressaltou a importância da Lei Paulo Gustavo. "Agradeço a todos que estiveram presentes e participaram desse momento sobre a importante Lei que que veio fomentar a cultura do município. Os especialistas mostraram como concorrer aos editais, deixando claro que é um concurso a ser avaliado tecnicamente por pessoas de fora, nem o prefeito e nem a secretária de Cultura podem indicar projetos. Queremos que as pessoas estejam aptas a participarem da seleção, conhecendo os requisitos necessários. Agradeço ao prefeito Joãozinho por apoiar nossos artistas, fazedores de cultura, gratidão à secretária de Cultura de Várzea Alegre, Toinha, e seus assessores pela presença. Que este recurso crie oportunidades de emprego e renda para nossos artistas".
A facilitadora da oficina, Carla Lúcia, comentou a importância da capacitação. "Uma oficina direcionada para a Lei Paulo Gustavo, ensinando os fazedores de cultura a elaborar o projeto, aplicar de forma correta o recurso e também a prestação de contas. É uma oficina super importante porque leva conhecimento para os fazedores de cultura apresentarem seus projetos de forma mais autônoma. É um momento importante de extrema necessidade, tendo em vista os editais para a cultura e o objetivo é que os projetos sejam mais autônomos e bem elaborados".
José Rocha, que ministrou a parte prática da oficina sobre a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo, agradeceu o apoio da gestão municipal. "No primeiro momento apresentamos a parte teórica e depois realizamos atividades práticas para a elaboração de projetos. Quero agradecer ao prefeito Joãozinho de Titico pelo convite, a secretária de Cultura do município e ao SENAC, que nos recebeu para esse momento de difundir sobre a elaboração dos projetos na área cultural e os fazedores de cultura que quiserem tirar dúvidas podem nos procurar através da Secretaria de Cultura que estaremos à disposição para ajudar no que for possível".
Importante!
A Prefeitura está com dois editais publicados, o nº 001 que trata sobre o audiovisual e o edital nº 002 que estabelece a inscrição para outras manifestações. De acordo com uma retificação no edital, o período para inscrição foi prorrogado até o dia 24 de novembro e de acordo com o cronograma o resultado do chamamento público terá validade até 8 de dezembro.
Confira a página especial da Lei Paulo Gustavo em Cedro: https://cedro.ce.gov.br/publicacoes.php?grupo=28&cat=&Comp=&sec=&Exerc=&Num=&ta=3&Descricao=&dtini=&dtfim=.