Marque na sua agenda e compareça a um dos pontos de vacinação. Seu bichinho de estimação agradece!
Foto: Divulgação
Promover de ações de saúde inclui também cuidar dos animais. Por isso, a Prefeitura de Cedro realiza no sábado (04/11), das 8h às 12h, o Dia D (e é também última data) da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. Reforçando-se que a prevenção da raiva animal é feita somente com a vacina.
A Coordenação da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Cedro orienta que os bichinhos com idade acima de quatro meses, inclusive fêmeas gestantes em fase de amamentação ou período de cio, sejam levados para tomar a vacina.
A Secretaria de Saúde, informa ainda que para facilitar a aplicação da vacina, a recomendação é utilizar a coleira para os cães e, para os de porte maior, também a focinheira. Para os gatos, a orientação é levá-los nas caixas de transporte. Os responsáveis que tiverem a carteirinha de vacinação do pet, podem levar para o registro da imunização.
Na sede do município a vacinação acontecerá no PSF Centro, PSF Prado, Ferroviário, PSF Alto Padeiro, Praça da Divisão, PSF Pega Avoante, PSF Jardim Afonso Celso, Secretaria de Saúde, Planalto das Cadeiras e Planalto dos Lemos
A secretária de Saúde Norma Marques reforça a importância de cuidar bem dos animais levando-as para a vacinação. "No dia 4 de novembro, das 8h as 12h, nossos agentes de combate às endemias estarão em várias localidades para atender o seu cão ou o seu gato que ainda não recebeu a vacinação antirrábica. Contamos com a participação de toda a população. Importante dizer que os agentes fazem esse trabalho de casa a casa, em todas as residências que têm animal registrado, em todas as unidades da zona urbana e da zona rural. O Dia D é um reforço desta ação para atender aqueles que ainda não receberam a vacina".
A Raiva Animal
A prevenção da raiva animal é feita somente com vacina. A doença pode levar à morte e a transmissão é pela saliva, quando ocorre a mordida, arranhada ou lambedura, principalmente de cães e gatos infectados.
Os sintomas mais comuns são agressividade, tristeza, salivação excessiva, perda da coordenação motora, paralisia parcial ou total dos movimentos, convulsão e recusa de alimentos e água. Quando houver suspeita da doença, é fundamental buscar orientação profissional.