19-OUT-2023

Ferroviário José Fernandes se emociona com homenagem da prefeitura de Cedro

Em 20 de outubro foi comemorado o Dia Municipal do Ferroviário com o oferecimento de um café da manhã na antiga Estação

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 19 DE OUTUBRO DE 2023

Foto: Marcos Rodrigues

Lembranças de histórias e amizades sobre trilhos, bitolas, dormentes, locomotivas e vagões, todas estacionadas na estação da memória afetiva dos cedrenses que viveram os áureos dias da estrada de ferro. Com este sentimento, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Cultura, ofereceu na sexta-feira (20/10), na sede da Secretaria, um café da manhã especial em homenagem aos Ferroviários que colaboraram para o progresso do município. O encontro foi no prédio da antiga Estação de Trem de Cedro.

O ferroviário José Fernandes se emocionou com a homenagem e contou um pouco da história e da atuação das equipes de ferroviários de seu tempo. "Hoje, comemoramos mais um ano dessa festa, com uma homenagem merecida a essa classe que tanto trabalhou pelo progresso da nossa cidade e do nosso povo. Ele conta que quando entrou na empresa (antiga RVC - Rede de Viação Cearense) atuava em um trecho de 20 km. "Depois, Cedro ficou como sede do oitavo distrito e passou a cobrir de Aurora até Baixio, já entrando na Paraíba".

O ferroviário recorda que sua função era de conservador de via permanente, atuando na conservação da via, na troca de dormentes, troca de trilhos, limpeza de mato e roço, para que fosse realizado o transporte dos produtos pelos trens. "Muito feliz com a homenagem e emocionado com esse reconhecimento, sinto saudade daquele tempo. São muitas histórias e lembranças, mas também tem um pouco de tristeza pelo fim da ferrovia, que deixou saudade. Agora, porém, a gente tem uma esperança com a Transnordestina, que está sendo feita, muito bem estruturada, uma ferrovia que deverá durar muitos anos. Agradeço muito a prefeitura por essa homenagem".