Apoio da gestão municipal foi essencial para realização do evento
Foto: MArcos Rodrigues
Discutir, refletir e planejar sobre o apoio aos fazedores de cultura do município de Cedro é oportuno e necessário. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu a I Conferência da Cultura de Cedro. Com o tema - "Democracia e Direito à Cultura", o evento contou com dezenas de pessoas, reunidas na quarta-feira (18/10), no auditório do SENAC, para debater eixos culturais e escolher delegados e propostas que participarão da Conferência Estadual.
A secretária de Cultura Silvana Leite comentou a alegria em participar do evento e deu mais informações. "Nesse dia histórico para a cultura do município, agradeço a todos que participaram, ao prefeito Joãozinho de Titico, por ter oferecido a condição de realizar uma festa tão linda. Essa foi a primeira Conferência Municipal, e vamos criar o Plano Municipal de Cultura. Já temos o Conselho, e agora também será produzido um documento para as Conferências Estadual e Nacional de Cultura".
O presidente do Conselho Municipal da Cultura de Cedro, Josemir Silva, falou sobre a importância do evento. "É um marco histórico, momento de pontuar várias ações que futuramente contribuirão para a classe artística do Cedro, que necessita muito desse apoio. É um importante passo, um momento desafiador, mas a ponte está feita entre Conselho, sociedade civil e gestão, no sentido de discutir e dialogar sobre ações que realmente amparem os artistas do município. Agradeço a todos os artistas que contribuíram com esse momento, ao apoio do prefeito Joãozinho, ao esforço da secretária Silvana e toda sociedade cedrense, que contribuiu de forma positiva para o sucesso da Conferência".
Ivanildo Lopes, presidente do Instituto Zuza Laureno, parabenizou a gestão municipal pelo incentivo à cultura de Cedro. "Estávamos precisando desse encontro. Momento de refletir sobre cultura, dotação orçamentária, editais, políticas de incentivo à cultura e, principalmente, quem faz o que aqui no Cedro. São artesão, sanfoneiros, as meninas do projeto Tecendo a Cidadania, músicos. Discutimos sobre o que fazer no curto, médio e no longo prazo. Deixo meus parabéns ao poder público, à Secretaria de Cultura e à Prefeitura por contemplar esse momento de reflexão".
Com a palavra, os artistas!
"Essa Conferência vai contribuir para o aporte de mais recursos para investimento na cultura do município, levarmos nosso trabalho adiante, o forró a lugares mais distintos da região, com mais alegria para o nosso município. Através desses recursos, vamos nos engrandecer profissionalmente, promovendo mais alegria ao pessoal que curte o folclore" - Sanfoneiro Chaguinha do Acordeon.
"É muito importante essa Conferência para discutir a cultura. Quero parabenizar Silvana Leite, secretária de Cultura e todos que fazem essa programação. Acho muito importante, a cultura de Cedro vem crescendo e a gente que é músico fica muito feliz em discutir sobre a cultura" - Sanfoneiro Chico de Tereza.
"É um prazer estar aqui discutindo sobre nossa cultura, sobre os recursos. Ficamos um tempo sem muita cultura por conta daquela pandemia horrível, três anos sem tocar, e agora estamos aqui para falar a respeito disso. Esse é lugar para n[os nos manifestarmos, seja sanfoneiro, vaqueiro, aboiador, artesão. Seja qual for a expressão artística, nós necessitamos de lugares para ampliar a nossa cultura" - Sanfoneiro João Braúna.