Evento contou com café da manhã, benção aos cavaleiros e amazonas, almoço e forró pé de serra
Foto: Marcos Rodrigues
Manter as tradições e mobilizar a população cedrense, amigos e parceiros de municípios vizinhos para comemorar os 103 anos de emancipação política de Cedro. Com este objetivo a prefeitura de Cedro promoveu no domingo (15/10) a V Cavalgada Cultural, evento amparado por lei municipal e que resgata a tradição cultural das cavalgadas. Neste ano a concentração e café da manhã aconteceram no sítio Gangorra; em seguida, cavaleiros e amazonas receberam bênçãos na Igreja Matriz. O encerramento teve almoço e forró pé de serra.
O prefeito Joãozinho de Titico prestigiou o evento e destacou que a Cavalgada é um momento de recordação dos costumes locais e de valorização da cultura. "Esse evento marca o início da Semana do Município, que faz parte das comemorações dos 103 anos de emancipação política de Cedro, ação que vem se tornando tradição com a presença dos amigos de Cedro e de outros municípios vizinhos. Gratidão pela participação de todos, das equipes da Secretaria de Cultura e de outras secretarias que estão neste momento festivo com a gente".
A secretária de Cultura Silvana Leite falou sobre a iniciativa da Cavalgada que é amparada por lei municipal. "Mais um ano realizando a Cavalgada Cultural em comemoração à Semana do Município, que é regida por lei. Tivemos muitos cavalos, cavaleiros e amazonas. Agradeço ao prefeito Joãozinho de Titico por essa realização, que tem o apoio total da Secretaria de Cultura do município e comemora, nesta edição, os 103 anos de emancipação política de Cedro".
O radialista Francisco Edésio, conhecido por Xixila, falou sobre a importância do evento. "Agradeço as pessoas da vizinhança de Cedro - Umari, Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira. Eu também participo de cavalgadas nessas cidades. Agradeço a administração pelo apoio à cultura, ao prefeito Joãozinho de Titico, à vice Ana Nilma e à Secretaria de Cultura pelo apoio à Cavalgada. Temos três cavalgadas no ano em Cedro: a de São João Batista, nosso padroeiro; a do saudoso Otacílio, pai do Betinho, do Parque de Vaquejada; e essa cavalgada tradicional, aprovada por lei, que acontece na Semana do Município".
Neto Aboiador, que reside no sítio São Vicente, participou de todas as edições e fez um verso de agradecimento.
"Essa nossa cavalgada que vai fazer esse ano
É Neto Aboiador que está comemorando
O aniversário do Cedro que faz 103 anos
Ê boiada oi...
A comitiva arrumada e o prefeito organizou
A cavalgada de Cedro que Dr. Nilson deixou
Mas entrou outro prefeito e ela continuou
Ê boiada oi"