Campanha visa ao compartilhamento de informações sobre mudanças nos procedimentos e na lei que rege as cirurgias
Foto: Divulgação
A saúde da mulher engloba ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, entre tantos outros cuidados, sendo objeto constante de atuação da Prefeitura de Cedro. Para adaptar o município à Lei 14.443/2022, que modifica os condicionantes para o acesso às cirurgias de laqueadura, o governo municipal iniciou uma campanha educativa, repassando informações na rede municipal de saúde, levando orientações às Unidades Básicas e Postos de Saúde, como também ao hospital.
A secretária de Norma Marques esclareceu as principais mudanças e falou sobre onde conseguir mais informações. "A laqueadura, também conhecida como 'ligação tubária', agora é realizada de acordo com uma nova lei que alterou o tempo de informação do desejo de realizar a cirurgia, a idade mínima, a necessidade de aval do companheiro e outras situações. Converse com seu médico e com o enfermeiro da sua Unidade Básica, eles estão preparados para repassar todas as informações. Nós também temos bastante informação compartilhada para orientar as mulheres".
No site e nas redes sociais da Prefeitura, a população pode acompanhar as mudanças. Nos postos de saúde e hospital municipal também estão acontecendo ações educativas.
Principais mudanças
- Para realização da laqueadura, no momento do parto, é necessário manifestar o interesse com, pelo menos, 60 dias de antecedência, além da assinatura de termo;
- Idade mínima para a cirurgia passa de 24 para 21 anos;
- Exclusão da necessidade do aval do companheiro.