Município ocupa a 3ª colocação na aplicação das doses no estado, de acordo com o ranking divulgado pela Secretaria de Saúde do Ceará divulgado nesta segunda-feira, 17 de abril.
Prova disso foi o sucesso do Dia D de Vacinação, ocorrido no sábado (15/4), quando todos os postos de saúde estiveram abertos para a aplicação das doses da vacina bivalente da Covid-19 e da Influenza (gripe). Ao todo foram 2.850 doses da vacina da Influenza e 1.100 doses da bivalente. E se o amigo ou a amiga cedrense não teve oportunidade de se vacinar no dia 15 de abril, pode ficar tranquilo: as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município continuarão abertas para a aplicação das doses. Basta procurar o posto de saúde mais próximo e saber mais.
Dia D foi um sucesso
Sobre a ação, a secretária de Saúde Norma Marques explicou como foi o trabalho junto aos grupos prioritários, o "sucesso do Dia de Vacinação". Todas as UBSs estiveram abertas, a partir das 8 horas. "A adesão da população foi maravilhosa. Parabéns ao povo de Cedro por cuidar da saúde, por atender ao nosso chamado e comparecer massivamente. E aí, abrindo hoje (17/4) o site da Secretaria de Saúde do Ceará, lemos que Cedro ocupa o 3º colocado entre os municípios que mais vacinam sua população contra gripe no estado. Para quem fazer saúde pública, é muito importante ter o reconhecimento desse cuidado: vacina chegando, vacina sendo aplicada".
Norma Marques explica o árduo trabalho da gestão do prefeito Joãozinho de Titico pelo suporte na proteção contra as viroses, gripes, doenças que podem ser prevenidas. "Vacinas salvam vidas. Por isso, meus agradecimentos aos profissionais da Saúde envolvidos no sábado, um verdadeiro exército nas nossas Unidades Básicas de Saúde. Enorme foi o esforço para que pudéssemos atingir esse grande contingente de pessoas vacinadas. Agradecimentos à Coordenação da Imunização pela logística; gratidão à enfermeira Thamires. Obrigado, prefeito, por nos permitir colocar em prática as nossas estratégias. Obrigado à população por ter comparecido".
Foram realizadas prioritariamente a vacinação da Influenza (gripe) e aplicada a bivalente (reforço da Covid-19). Entre as pessoas dos grupos prioritários estavam as crianças de seis meses a menores de seis anos, para a dose da Influenza; e os adultos acima de 60 anos, que receberam a bivalente e também a vacina da gripe. "Muito importante essa campanha. Prevenção ainda é o melhor remédio".