O tema central é Regionalização como Estratégia Efetiva na Transversalidade da Atenção.
Foto: Marcos Rodrigues
Das quase 200 experiências inscritas pelos municípios cearenses, apenas 70 foram selecionadas. Sobre o assunto, a secretária de Saúde Norma Marques ressalta a importância de o município participar do XX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE), entre os dias 20 e 22 de abril.
"Essa semana nós fizemos a divulgação de dois projetos de Cedro, de responsabilidade da Secretaria de Saúde, e que foram selecionados pela equipe do Conselho de Secretários Municipais (COSEMS/CE). Os trabalhos serão apresentados no XX Congresso, que acontecerá em Fortaleza. De quase 200 estratégias apresentadas pelos municípios cearenses, apenas 70 foram selecionadas, sendo duas do município. A apresentação é no dia 20, no encontro regional do Conselho", explica Norma.
Projeto 1 - risco cardiovascular
A secretária explica que um dos projetos diz respeito à hipertensão e à diabetes, ou seja, ao risco cardiovascular. A ideia-piloto começou na Unidade Básica de Saúde do Pega Voante. Hoje, são acompanhados pacientes de risco cardiovascular muito alto; esse risco foi estratificado. Os pacientes estão sendo acompanhados pela enfermeira responsável, Letícia Torres. Também foram agendadas consultadas com cardiologista, endócrino, pedidos exames, receitadas medicações. "Desde a segunda-feira (10/4), os pacientes estão tendo teleconsultas e irão apresentar novos exames. Para a nossa grata satisfação, vimos suas taxas bem menores. O projeto é grandioso", acentua Norma.
Enquanto gestão, a ideia da Secretaria de Saúde é ampliar esse tipo de serviço, para que chegue a todas as unidades, sendo possível monitorar o paciente do início ao fim do tratamento. "Gratidão poder apresentar para todo o Ceará esse projeto iniciado em 2022 aqui em Cedro. Vamos mostrar ao estado a nossa estratégia cardiovascular, que está utilizada e dando certo", reforça a secretaria de Saúde.
Projeto 2
- vacinação
O outro projeto a ser apresentado no XX Congresso do CONSEMS é sobre o avanço na cobertura vacinal na primeira infância. A gestora da saúde destacou a importância das salas de vacinas, a problematização e os resultados. "Em 2022, fomos referência em vacinação, sempre como primeiros colocados na região de Saúde. Criamos estratégias para poder desenvolver um bom trabalho, atingir as metas de vacinação, especialmente quando se trata de vacinação da primeira infância. Junto com a nossa coordenadora, Thamires, e toda a logística da atenção primária, realizamos um trabalho in loco. Em cada UBS, em cada sala de vacinação, trabalhamos a problematização".
"Qual é o problema aqui? Por que não estamos atingindo as metas? Por que temos crianças faltosas? Através de uma metodologia ativa fomos desenvolvendo esse trabalho, também selecionado pelo COSEMS. Enfim, é uma alegria levar estratégias exitosas do nosso município para o Congresso. Como gestora, estou muito feliz de poder replicar lá fora o que está dando certo aqui".
O XX Congresso do COSEMS-CE reunirá cerca de 600 participantes de diferentes instâncias da saúde pública e privada de todo o país, nos debates em mesas temáticas, oficinas, networking na Feira de estandes, áreas de convivência e nas apresentações da Mostra Ceará Aqui tem SUS.