Objetivo é fortalecer os cuidados em função do presente período chuvoso.
E os estudantes, nesse sentido, tem papel determinante. Melhores vídeos produzidos pelos alunos no combate às arboviroses serão premiados. Foto: Marcos Rodrigues
O esforço do governo municipal, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, conta com a parceria do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses. A interação entre entidades e órgãos tem um só objetivo: prevenir a população de chikungunya, zika e dengue. Sobre a operação iniciada na terça-feira (28/3), em escolas da sede do município, o coordenador do PSE-Saúde Francedilson Lima destaca, entre outras, a realização de brincadeiras, gincanas e rodas de conversas e dá outras informações. Para abril, por exemplo, estão sendo preparados desafios para os alunos das escolas do município.
"O intuito é a conscientização de crianças e adolescentes, para que levem a mensagem aos seus pais, suas ruas, seus vizinhos. É preciso combater o mosquito com maior rigor, estamos no período chuvoso. A rigor, a campanha de combate ao mosquito já é feita durante por todo o ano nas escolas. Agora é março, e mais que nunca os alunos têm papel determinante na disseminação da informação", esclarece Francedilson, explicando que o trabalho foi iniciado nas escolas Francisca Jesus Cavalcante e Araken Sedrim de Aguiar.
Afirma ainda que, entre outras pessoas, o Agente de Combate à Endemias Cássio está dando uma grande ajuda. Diz mais: "Para abril, o desafio é a produção de vídeos bacanas pelos alunos. Vamos premiar os melhores, com matérias que conscientizem sobre coleta seletiva, verificação de garrafas e pneus, caixas d'água, baldes e tambores. Em abril, ainda, teremos um mutirão envolvendo todas as escolas. É o Dia D de Combate à Dengue".
Késio Paulo detalha: "Estamos promovendo palestras e rodas de conversas com os alunos para tratar das arboviroses, já que a temporada de chuvas chegou forte. Estamos indo às escolas explicar como devem ser as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que se prolifera onde há acúmulo de água
- no quintal, em latas e brinquedos. Com esses cuidados, queremos ter o mínimo de casos possíveis no município, de preferência nenhum. Nessa parceria com secretaria de Educação queremos conscientizar as crianças, que deverão conscientizar seus pais. Serão várias escolas visitadas até quinta-feira".