Ação aconteceu no dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Foto: Marciel Bezerra
O cuidado com as mulheres cedrenses contempla diversas atividades em diferentes órgãos do governo municipal. Como parte das ações do Dia Internacional da Mulher, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promoveu encontro de mulheres, ministrado pela Coordenadora do CAPS, Letícia Muriely, sobre a "Dependência Emocional - ou Codependência". A atividade aconteceu na quarta-feira (08/03).
A dependência emocional é um quadro emocional ou comportamental que compromete a habilidade da pessoa de manter uma relação saudável e satisfatória. Neste caso, o indivíduo projeta suas expectativas em outras pessoas e, com o passar do tempo, a sensação de dependência fica mais forte; com a presença do medo e o receio de tomar decisões erradas, ela precisa sempre receber a resposta do outro.
A psicóloga Letícia Muriely fala sobre o tema trabalhado no Dia Internacional da Mulher. "Esse é um problema que afeta relacionamentos afetivos e acontece quando dependemos completamente de outra pessoa para sermos felizes. O excesso de cuidado e de necessidade do outro são sinais de alerta. E isso normalmente ocorre em relacionamentos amorosos, mas também pode se manifestar com amigos, familiares e até mesmo com autoridades".
A psicóloga apresenta alguns sintomas da dependência emocional. "Falta de concentração no trabalho ou outras atividades; pouca atenção em relações com familiares ou amigos, às vezes com os filhos; submissão a outra pessoa; abstinência na ausência da pessoa amada; dificuldade de tomar decisões importantes; insatisfação; tédio; medo da solidão; intolerância; falta de consciência sobre seus problemas; excesso de ciúmes; baixa estima, entre outros sintomas".
Letícia fala como as pessoas podem desenvolver esse problema e o que fazer para buscar a solução. "O alicerce emocional de cada pessoa está cravado na infância, sendo, em grande parte, reflexo das experiências do 1º ano de vida. O excesso ou a falta de zelo podem levar as pessoas a desenvolverem uma dependência emocional. É preciso ficar em alerta para entender como a situação funciona. O primeiro passo é reconhecer os sintomas. Desta forma, será possível lidar com essa dependência e procurar ajuda".
Como procurar o CAPS?
A partir de 18 anos completos, com encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), RG e Cartão do SUS.
Durante a semana, de segunda a quarta-feira, no período manhã/tarde, e na quinta-feira, apenas pela manhã. Na ocasião, a pessoa interessada passa por uma triagem para ser encaminhada ao profissional específico, que poderá ser psicólogo, clínico ou psiquiatra.
CAPS Cedro
Endereço: Rua Tabelião Raimundo dos Santos, S/N, bairro de Fátima, próximo à Secretaria Municipal de Saúde.