Após dois anos de pandemia, o cuidado com a saúde permanece como prioridade absoluta em Cedro, por isso, no final de 2022, a gestão municipal continua salvando vidas
Foto: Marciel Bezerra
A Prefeitura de Cedro ofereceu cuidado diferenciado para a população que buscou atendimento na área da saúde. Vacinação, consultas, exames, cirurgias, medicação, transporte, capacitação dos profissionais estão entre as diversas ações realizadas pela área da saúde. Ao todo, foram quase 200 mil atendimentos na Atenção Primária da Saúde, entre consultas, procedimentos, visitas, vacinas e exames.
23.000 Atendimentos Médicos; 20.576 Consultas em Enfermagem; 18.552 Procedimentos de Enfermagem; 9.173 Procedimentos de Técnicos em Enfermagem; 17.383 Procedimentos Médicos; 71.327 Visitas Domiciliares; 3.772 Aplicações de doses em vacinas; 16.897 coletas de exames. Além da distribuição de quase 36 mil medicamentos.
Mais de 5 mil exames e consultas foram realizados, sendo 2.846 consultas em diversas especialidades ofertadas, como: Dermatologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Mastologia, Cardiologia, Pediatria, Ginecologia, Gastroenterologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia e Urologia, além de 2.212 exames, em diversas especialidades, como; colonoscopia, mamografia, Raio X, ECG, EDA, USG. Na alta complexidade, foram 634 atendimentos de Oncologia, Cateterismo, Ressonância Nuclear Magnética e Tomografias.
Na área de Fisioterapia, foram 4.390 atendimentos, com ações de fisioterapia de reabilitação, domiciliar, espirometria, equipamentos para suporte domiciliar e transporte de usuários do serviço. Nos CAPS, 6.284 atendimentos, estes, consolidados entre a psiquiatria, a psicologia, a clínica médica, técnico em enfermagem e assistente social.
Também foram prestados serviços de saúde com 909 internações, 309 cirurgias eletivas, 178 cirurgias de catarata, 154 partos, 18.133 consultas clínicas e 2.072 consultas especializadas, além disto, o SAMU 192 atendeu 25 ocorrências entre janeiro e agosto de 2022. Ao todo, foram diagnosticados 212 casos de chikungunya, 14 casos de dengue e 1152 de Covid.
Cedro transportou mais de 11.698 pessoas dentro da rede de atendimento; para atender as demandas, a gestão recebeu cinco novos veículos. Também foram iniciadas ou concluídas as reformas/ampliações do CAPS, CEO, UBS Prado, UBS Caiana, UBS Jardim. A gestão também realizou cursos para os agentes comunitários de saúde e entrega de kits e avançou no combate às arboviroses com aplicação de fumacê.
A gestão também promoveu a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência; 1ª conferência Municipal de Saúde Mental; mutirão para cirurgia de catarata; exames de mamografia por meio do caminhão "Amigo do Peito"; entrega de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde; campanhas nos postos de saúde do Novembro Azul; aplicação de testes contra o HIV; incentivo ao aleitamento materno e cuidado na primeira infância, além da inauguração do Consultório da Mulher e entrega de kits para gestantes no encerramento da Semana do Bebê.
A vacinação também foi destaque. Cedro ocupa a 5ª colocação entre os municípios que mais vacinaram contra a Covid-19 no Ceará e a 6ª colocação na vacina contra a poliomielite, sendo o 1º colocado na ADS de Icó, com 100% de vacinação. Além disto, o município teve destaque nas vacinas contra contra influenza e sarampo e a tríplice viral. Tudo isto feito com muita clareza e transparência.