Mesmo com vacinação avançada, população precisa ficar atenta para conter o aumento do número de casos
Foto: Marcos Rodrigues
Nos últimos meses, uma frase tem sido repetida à exaustão pelas autoridades de saúde. "A pandemia ainda não acabou". Prova disto é o aumento de casos registrados no Ceará durante o mês de junho. Em Cedro, após vários meses sem registro algum, foram confirmados casos. Em contrapartida, o município é destaque na vacinação, ocupando a 5ª colocação na aplicação das doses de reforço, de acordo com o ranking divulgado nesta semana pela Secretaria de Saúde do Ceará.
A secretária de Saúde Norma Marques comemorou a posição do trabalho de vacinação, mas também chamou a atenção para o reforço nos cuidados. "O resultado do ranking nos deixa muito feliz, sinal de que a nossa estratégia está dando certo, mas, diante de alguns casos positivos, pedimos a atenção da população para prevenir a transmissão e, ao sentir algum sintoma, realizar o teste para identificar possíveis casos. Assim, conseguimos monitorar a situação e evitar complicações."
Norma também falou sobre a atual situação da vacinação em Cedro. "Continuamos com o ponto fixo na Câmara Municipal, de segunda a quarta-feira; as doses de reforço estão sendo aplicadas para a população acima de 50 anos. É importante lembrar que a vacina colabora para que tenhamos sintomas leves, sem necessidade de internação e transferência. A vacina não impede que você tenha Covid, mas os estudos mostram que quanto mais doses você toma, mais leves são os sintomas e menor o risco de morte. Por isso, pedimos à população que nos ajude e continue buscando vacinar-se."
Dengue, zika e chikungunya
Além do combate à Covid-19, a Prefeitura de Cedro vem atuando fortemente no combate às arboviroses e, mais uma vez, precisa do apoio da população. "Também precisamos estar atentos às arboviroses. O número de focos do mosquito Aedes aegypti vem reduzindo, mas não podemos descansar. Contamos com a ajuda da população para reduzir ainda mais".