Ação do Governo do Estado em parceria com a gestão municipal aconteceu ao lado da prefeitura
Foto: Marciel Bezerra
O artesanato e as artes em geral, estão na veia do povo cedrense. Por isso, a visita da CeArt Itinerante em Cedro foi sucesso total. Ao todo, cerca de 100 artesãs participaram dos atendimentos, oficinas, cadastros e palestras na terça-feira (26/04). O balanço foi divulgado na quarta-feira (27/04) pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt).
Ticiane Gomes, gerente comercial da CeArt, falou sobre o resultado em Cedro. "Muito feliz com a adesão dos artesãos de Cedro, foram aproximadamente cem atendimentos entre emissão de identidades artesanais, curadoria, oficinas e palestras. Um resultado muito positivo para o fortalecimento do artesanato na região".
Balanço:
Atendimentos, Oficinas CeArt e Palestras Sebrae: 72 artesãos
Carteiras Emitidas: 35 cadastros PDA (Programa de Desenvolvimento do Artesanato) e 35 cadastros PAB (Programa do Artesanato Brasileiro)
Técnica Predominante: Crochê, pintura, filé, couro e madeira.
O que foi a CeArt Itinerante
Para descentralizar os serviços da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promoveu mais uma edição da CeArt Itinerante. Além de Cedro, o caminhão percorreu os municípios de Quixelô e Iguatu.
Foram emitidas identidades artesanais, em que a SPS reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos e a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas.