Ação da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) beneficia artesãos e população do município
Foto: Marciel Bezerra
Promover ações de incentivo à arte, oferecendo capacitação, documentação e, principalmente, incentivando e reconhecendo obras de arte e artesanato e seus criadores. Com este nobre objetivo a cidade de Cedro foi o primeiro município da região centro-sul a receber neste mês de abril a visita do caminhão da CeArt Itinerante. A ação aconteceu na terça-feira (26/04), ao lado da prefeitura, e contou com diversas artesãs que apresentaram suas peças. A população também prestigiou a exposição de produtos comercializados pela CeArt.
Ticiane Gomes é a gerente de produção de artesanato da CeArt e traz detalhes das ações na região centro-sul. "Vamos visitar Cedro, Iguatu e Quixelô, nessa ação da SPS que traz para os municípios serviços como: emissão de identidade artesanal, renovação, curadoria de peças artesanais, além da exposição das peças, oficinas e capacitações para esses artesãos, incentivando o cadastramento para que, futuramente, eles também possam ter seus produtos expostos nas lojas da CeArt".
A secretária de cultura, Silvana Leite, fala da importância da visita da CeArt Itinerante. "Esta é uma ação muito importante para os artesãos de Cedro para que eles possam mostrar o seu trabalho e serem reconhecidos, além de ganharem conhecimento por meio das oficinas. O Prefeito não pode estar presente, pois está em Brasília, mas as secretarias de cultura e turismo estão representando o gestor, oferecendo todo apoio para esta ação. Ressalto a importância dos serviços, principalmente de cadastro e renovação das carteiras que antes só eram feitos em Fortaleza e com essa visita tudo fica mais fácil para nossos artesãos".
O secretário de turismo, Dudu de Chico Morais, fala do incentivo ao artesanato local. "Buscamos oferecer esse impulsionamento aos nossos artesãos para que eles se destaquem e exponham seu material e produtos em outros municípios, temos a preocupação de acolher e pensar projetos futuros que fomentem essa comercialização. Temos vários artistas que precisam desse fortalecimento, por isso, ficamos muito alegres em receber a CeArt Itinerante, fortalecendo essa parceria do Governo Municipal com o Governo do Estado".
Com a palavra, as artistas
A artesã Maria Socorro, que reside no bairro Pega Avoante, estava na CeArt Itinerante construindo uma tarrafa e detalha que há 30 anos está nesta profissão que é fonte de renda da família. "Essa visita é uma coisa muito boa, muito boa mesmo. A tarrafa é arte e também um meio de sobrevivência para o pescador".
Maria das Graças, produz a renda em Filé de Tela. "Essa ação é muito boa, porque a gente fica conhecido, o trabalho fica conhecido e isso é muito bom, eu aprendi esse artesanato em Jaguaribe, em um curso para produzir a Renda de Filé em Tela e faço até hoje."