População precisa evitar manter descobertos que acumulem água, como vasilhas, tanques, cacimbas e similares
Foto: Marciel Bezerra
A mobilização da sociedade cedrense é fundamental para vencer a luta contra o mosquito Aedes aegypti, por isso, a prefeitura de Cedro reuniu diversas secretarias para um mutirão de prevenção no Bairro de Fatima. A ação aconteceu na manhã da segunda feira (25/04) e contou com a presença da secretaria de saúde de Cedro, Norma Marques.
Norma falou sobre a importância das parcerias. "Através de parcerias com a secretaria de meio ambiente, endemias, vigilância sanitária e agentes comunitários de saúde visitamos as casas para identificar focos, cuidar, tratar e orientar, nossa população. Não é possível fazer esse trabalho sozinho, são necessárias parcerias, principalmente, com os moradores, donos e donas de casa, juntos, vamos prevenir dengue, chikungunya e zika pra que a gente possa ter bastante saúde."
O Agente de Combate às Endemias, Késio Paulo, traz outras informações. "Visitamos o máximo de casas em busca de focos para elimina-los. Concentramos os trabalhos no bairro de Fátima porque a quantidade de gente com suspeita de arboviroses aumentou bastante. Um trabalho em conjunto com o fumacê, priorizando locais com casos suspeitos ou confirmados de chikungunya pra tentar matar aquele mosquito adulto que esteja contaminado. Contamos também com o apoio da população para fazer aquela faxina no final de semana, em 15 minutos a gente consegue verificar e deixar o mosquito longe".
Convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha. No último boletim divulgado nesta segunda-feira (25/4), a prefeitura já tinha 20 casos confirmados de Chikungunya, não foram identificados casos de Dengue e Zika.