Entidades da sociedade civil organizada, poder público e população estiveram reunidos para falar sobre o tema
Foto: Marcos ROdrigues
O Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (SENAC) recebeu na quarta-feira (30/03) a I Conferência Municipal de Saúde Mental de Cedro. O evento girou em torno de três eixos: gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental. Os desafios para alunos, professores e população em tempos de pandemia e do cuidado psicossocial no pós-pandemia também foram debatidos.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-CE) apresentou vídeos e uma dança sobre o amor ao próximo. Outras apresentações culturais também ocorreram junto à palestra magna, com o tema: "A política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS". Ao final do evento, foram apresentadas as propostas para o município de Cedro e as escolhas dos delegados que farão parte das Conferências Estadual e Federal.
A secretária de Saúde Norma Marques falou sobre saúde mental. "Abordar esse assunto em meio à pandemia é fundamental. Hoje nós sentamos, debatemos, ouvimos e propomos ações para fortalecer a saúde mental em Cedro, no estado e em nosso país. Até bem pouco isso não era possível".
Vicência Márcia, presidente da APAE em Cedro, explicou a importância do tema. "Estamos aqui para lutar pelo cuidado e pela liberdade, repudiar o tratamento manicomial e abraçar as famílias que estão na linha de frente desta luta, buscando a concretização de ações emergenciais para ajudar na saúde mental da população".
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celso de Bia, falou na abertura do evento. "Temos a convicção de que vocês precisam de cuidados. Vamos compartilhar conhecimento, tudo que falamos aqui pode servir para nós, cedrenses, mas também para outras pessoas no Ceará e no Brasil. Assim, vamos construir uma sociedade mais justa e igualitária".
Júnior Araújo, presidente do Conselho Estadual de Saúde (SESAU-CE) lançou luzes nas políticas de saúde mental. "Diante de um quadro pandêmico, em que a saúde mental de todos foi colocada em prova, é determinante o apoio da gestão municipal, do prefeito Joãozinho, da vice prefeita e da secretária de Saúde, que têm a sensibilidade de promover um evento como este. O momento é de posicionamento de Cedro em relação às políticas públicas de saúde mental".