Só neste ano, dos cerca de 900 atendimentos relacionados a fisioterapia, 180 foram realizados nos domicílios cedrenses
Foto: Arquivo pessoal
O cuidado com a saúde da população é primordial para a gestão municipal e vem sendo aprimorado todos os dias. Como parte destas ações, a Prefeitura ampliou o atendimento de fisioterapia domiciliar para os pacientes com impossibilidade de locomoção, ajudando em suas reabilitações. O prefeito Joãozinho de Titico destaca a importância deste cuidado. "Cuidar bem do cedrense que precisa deste atendimento é acima de tudo um ato de humanidade. E cuidar não só em nossos equipamentos, mas, quando necessário, também no conforto do lar de cada um."
Em 2021 o Centro de Fisioterapia realizou 5.075 atendimentos e, neste ano, de janeiro a março, foram cerca de 900 intervenções, conforme explica a supervisora de atenção especializada em Cedro e coordenadora do Centro de Fisioterapia, Izlia Alencar. "Foram mais de 5 mil atendimentos em 2021; neste ano, dos 900 pacientes atendidos durante os três primeiros meses, em torno de 18o foram nos domicílios. Nossa meta é aumentar esses índices".
Izlia Alencar explica os passos para a solicitação. "O nosso Centro de Fisioterapia fica na Rua 21 de outubro, no Centro, mas também temos o serviço domiciliar. Para solicitá-lo, é preciso o pedido do médico, do cartão do SUS, além de a pessoa estar acamada, ou não consiga se locomover até o Centro de Fisioterapia. Neste caso, temos duas fisioterapeutas capacitadas e habilitadas que podem se deslocar até a residência. O cuidado é resultado do compromisso da gestão de Joãozinho de Titico, da vice Ana Nilma e da secretária de Saúde Norma Marques".
A fisioterapeuta, Evanayr Reis traz detalhes do funcionamento dos atendimentos domiciliares. "A fisioterapia domiciliar é um cuidado no lar destinado a todas as pessoas que estão com impossibilidade de locomoção, tais como acidentados, pessoas com idade mais avançada e não conseguem ir ao Centro de Fisioterapia. Vamos até o paciente para acompanhá-lo e verificamos boas evoluções. Usamos também a criatividade para realizar os exercícios, compartilhando o que eles têm em casa como bolas, cordas, lençóis, gerando uma experiência muito boa".
Evanayr reforça como o paciente pode solicitar atendimento, e agradece o apoio da gestão. "Caso você precise de atendimento, fale com seu médico, peça o encaminhamento. No Centro de Fisioterapia, estamos à disposição para atender. Gratidão a toda a gestão, ao prefeito Joãozinho, a secretária Norma e a Coordenadora Izlia, que têm incentivando e oferecido as condições necessárias para o nosso trabalho".
A paciente Josefa Costa, que é atendida para tratar de de lesões no joelho, conta como está se sentindo após os procedimentos. "Me sinto muito melhor. Depois que eu comecei a fazer a fisioterapia passei a andar só com a bengala, segurando na parede; antes não era assim. Estou fazendo caminhada de manhã e de tarde, faço bastante caminhada para lá e para cá. Estou gostando demais."