Cedrenses precisam ser vigilantes para reduzir o número de mosquitos do Aedes aegypti, principalmente por conta das chuvas
Foto: Marcos Rodrigues
Os agentes de Combate a Endemias de Cedro constataram aumento do número de focos do mosquito Aedes aegypti nas residências do município, muitos focos foram localizados em baldes, tambores e bacias com água acumulada por conta da chuva e a população está sendo alertada para prevenir a proliferação do mosquito. "Todos nós temos que fazer nossa parte, a gestão e os Agentes de Endemias estão nas ruas e visitando as casas para conscientizar as pessoas, mas cada casa precisa tomar os devidos cuidados contra o mosquito", reforça o prefeito, Joãozinho de Titico.
O Agente de Combate à Endemias, Késio Paulo lembra a semelhança de sintomas entre as arboviroses e Covid e ressalta a necessidade do cuidado para não adoecer de duas doenças ao mesmo tempo. "Mesmo com o problema da Covid é necessário fazer o combate às arboviroses. Agora imagine você pegar Covid e uma dengue ou uma Chikungunya, é uma situação bem difícil, até porque alguns dos sintomas destas doenças são muito parecidos, como dor na garganta, de cabeça, dor nos olhos, então o foco é prevenir."
Késsio, lembra que neste ano, o município de Cedro não apresentou nenhum caso confirmado de Dengue, Chikungunya ou Zika vírus, no entanto, não podemos baixar a guarda. "O ciclo do mosquito leva cerca de 10 dias e nós levamos cerca de 2 meses para visitar todo o Cedro, então precisamos do apoio da população para evitar a geração do mosquito. Se precisar de algum auxílio, de larvicida ou outro apoio procure a Secretaria de Saúde ou um agente de endemias."
Mutirão de limpeza no final de semana
Aproveitando a chegada do final de semana, o agente convida a população para um mutirão contra o Aedes aegypti. "Vamos aproveitar o final de semana e dar uma olhada no quintal, verificar os recipientes que podem acumular água, possíveis criadouros do mosquito, quem está reformando ou construindo também tem que tomar cuidado com o entulho e com os recipientes, então aproveitemos estes dias para verificar, bastam 10 a 15 minutos de verificação e o resultado será uma cidade mais saudável para todos."