19 de janeiro de 2021 foi marco inicial da vacinação em nosso município, que é referência em toda a região Centro-Sul do estado
A Técnica de Enfermagem Juliana Lopes foi a primeira cedrense a receber imunização contra a Covid-19 na cidade. Aquele 19 de janeiro marcou para sempre a história da população cedrense, trazendo esperança e vida para a nossa gente. Um ano depois, a luta agora é pela vacinação das crianças de 5 a 11 anos.
O prefeito Joãozinho de Titico fez um apanhado histórico deste um ano de vacinação. "Passados doze meses da primeira dose de vacina aplicada, estamos vencendo essa pandemia. Agradecemos a Deus e a ciência por toda a evolução que conseguimos no combate à pandemia", explica. "Reafirmamos a necessidade da manutenção dos cuidados que precisamos ter. Lavar as mãos, usar álcool em gel 70%, usar máscara e evitar aglomerações."
Vacina, sim!
A Técnica de Enfermagem Juliana Lopes, relata o que mudou na sua vida após a vacinação e conta sobre o amor e a esperança depositados nos imunizantes. "Foi um momento muito emocionante para mim, uma dose de esperança. Confesso que tive medo, mas também tive fé. Mesmo diante das perdas estamos superando esse momento pandêmico". Juliana deixa recado que é vital: "Precisamos manter os cuidados sanitários com uso da máscara, vacinação e evitar aglomerações. O nosso intuito é vacinar todos os familiares, incluindo as crianças. Por isso, é importante cadastrar as crianças e manter todas as vacinas delas em dia. Vacina Sim!"
Cedro entre os que mais vacinam
A secretária de Saúde Norma Marques destaca a boa colocação da imunização em Cedro, em âmbito estadual e regional, com o apoio da gestão municipal. "Participar deste processo contra a Covid-19 é muito gratificante, temos um ano de vacinação e podemos comemorar a redução de casos". Norma informa que ainda há muito a fazer, mas, graças à vacina Cedro tem avançado. "Nosso município está entre os 20 que mais vacinam contra a Covid no Ceará e é o primeiro lugar, na regional de Icó. Já aplicamos mais de 45 mil doses ao longo de um ano de vacinação".
Doação pela saúde das pessoas
Ao lado dos demais profissionais de saúde, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) colaboraram para o processo local de imunização. A presidente da Associação da categoria, Cícera Bezerra, lembra: "Este é um momento de agradecer a Deus. Desde o ano passado, quando iniciamos a vacinação com profissionais da saúde, idosos e demais faixas, até chegar nas crianças de 11 anos, continuamos trabalhando fortemente nesse processo". Cícera conta ainda que tem vacinação diariamente na Câmara Municipal de Cedro. "Desde o início estamos nos doando, orientando a população e a nossa categoria, que não tem medido esforços para vencer essa pandemia".
O povo fala
Dona Francisca Bezerra, do bairro divisão, uma das primeiras imunizadas em Cedro, parabenizou de forma emocionada a gestão municipal e o Governador Camilo Santana pelos cuidados. "Faz um ano que tomei a primeira dose da vacina, graças a Deus estou imunizada. Agradeço muito a Dr. Nilson, a Joãozinho de Titico e a esposa dele, que sempre trabalharam em prol da saúde de Cedro. Parabéns a eles, a todos da prefeitura e ao Governador Camilo que tem trabalhado pelo bem do nosso município."
Dona Graça, do bairro Divisão, diz que valeu à pena a vacinação. "Vamos todos tomar a vacina. Quem não tomar vai se arrepender. Nós temos que agradecer a Deus, primeiramente, e depois aos homens da ciência que estudam e têm sabedoria para criar as vacinas."
Dona Luiza, moradora da Rua 21 de Outubro, conta que está feliz por ter sido imunizada contra a Covid-19. "Quero dizer para vocês que estou me achando segura, porque tenho 73 anos e tomei as 3 vacinas e graças a Deus estou bem. Eu ainda ando de máscara e de gel. Peço que quem ainda não tomou a vacina, que tome."
A Luciene , da Rua São José, cita a felicidade de ser imunizada contra a Covid-19. "Tomei a terceira dose e estou muito agradecida. Graças a Deus".
Vacinação das crianças
Joãozinho de Titico deixa um recado especial para os pais e responsáveis pelas crianças de 5 a 11 anos. "Façam o cadastro dos seus filhos de 5 a 11 anos no Saúde Digital, para que eles possam receber a vacina. A procura de leitos de UTI para Covid nessa faixa etária tem aumentado. Por isso, é importante tomar a vacina e não acreditar em notícias falsas. Nós já passamos por diversas dificuldades e a vacina e a ciência foram sempre o caminho correto para superar as dificuldades."