Em Cedro, equipes da saúde já estão em campo para identificar e combater os focos do mosquito.
Foto: Marciel Bezerra
Ajuda da população é fundamental para evitar a proliferação de doenças como zika, chikungunya e dengue
A chuva que cai do céu é uma benção para a nossa gente, especialmente para o homem do campo, mas é preciso ficar alerta. O acúmulo de água ajuda na reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças.
O prefeito Joãozinho de Titico ressalta que a gestão municipal não mede esforços para promover mais saúde e bem-estar aos cedrenses, e que cabe à população fazer a parte dela. "Não estamos medindo esforços no combate ao mosquito. Nosso objetivo é manter Cedro com saúde, longe das doenças causadas por esse minúsculo inimigo. Mais uma vez, pedimos o apoio da nossa gente para vencermos essa batalha".
O Agente de Combate a Endemias Késio Paulo destaca as primeiras ações realizadas pelo Governo Municipal em 2022. "As ações foram iniciadas essa semana, após mais de um ano sem os agentes entrarem nas casas. Retornamos com as visitas, seguindo todos os protocolos de distanciamento, uso de máscaras, tanto pelos moradores como pelas equipes. Já começamos a detectar focos". O Agente de Endemias explica ainda que está sendo realizado levantamento das caixas de água abertas e fechadas para, futuramente, a realização do telamento. "Também estamos preparando o trabalho do fumacê nos locais onde detectarmos mais focos".
Kessio Paulo informou ainda sobre o sorotipo que circula na região Centro-sul e como a população pode colaborar para evitar a propagação de doenças. "Já temos a circulação do sorotipo tipo 2 em municípios vizinhos. Com o aumento dos focos em Cedro, é preciso prevenir um surto de casos de dengue". Ele pede a colaboração da população para redobrar os cuidados, manter os tambores e caixas fechados, usar completamente a água da chuva. "Quando o vasilhame secar, lave-o. É importante realizar constantemente a limpeza do quintal para evitar os focos; se precisarem do larvicida, podem se dirigir à Secretaria de Saúde."