Ação ocorre nos dias 14 e 15 de outubro, em pontos da zona rural e sede do município
Foto: Divulgação
Começa nesta quinta-feira (14) a Campanha Nacional de Imunização a animais domésticos contra a raiva. Durante dois dias, os Agentes de Endemias estarão aplicando a vacina em cães e gatos, a partir de quatro meses, em pontos espalhados pelo município. A campanha é realizada pela Secretaria da Saúde.
"Este é o único meio de prevenção contra a raiva, uma doença letal, que causa mortes em seres humanos. Também é uma forma de proteger seu animalzinho de estimação. Por isso, pedimos que levem seu cão ou gato com a idade necessária para receber a dose do imunizante", explica a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marília Cortez. "Nossa meta é vacinar 100% desses animais. A nossa equipe de endemias trabalha de segunda a sexta-feira".
"É importante a adesão da população às campanhas de vacinação em animais. Nós, como gestão, estamos nos esforçando para disponibilizar as vacinas, por isso pedimos aos cidadãos que levem seus animais de estimação para serem imunizados", recomenda o prefeito Joãozinho de Titico, que ressalta a importância da colaboração de todos. Em breve, a Secretaria de Saúde estará disponibilizando a vacina para quem não pode comparecer nos dias de vacinação estabelecidos.
Maiores informações e a relação completa dos locais de vacinação, no endereço virtual www.cedro.ce.gov.br.
Pontos de Vacinação
Quinta-feira (14/10)
- Patos dos Vieiras
- Cipaúba
- Mosquito dos Glicérios
- Valera
- Mosquito dos Ciprianos
- Exu
- Catingueira
- Caiana
- Barreiras
- Situação
Sexta-feira (15/10)
- Estrela
- São Paulo
- Córrego dos Barros
- Varzinha
- São Luiz
- Varzinha do Ant. Moreira
- Novo Horizonte
- Oitizeiro
- Gangorra
- Assunção
A raiva
A raiva, também conhecida como hidrofobia, é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal.
A vacina
É a principal arma para combater essa enfermidade. Vacinar o maior número possível de cães e gatos em uma região cria imunidade coletiva, retardando a progressão das infecções por raiva entre os animais e reduzindo a possibilidade de pessoas serem vítimas dessa doença.