O edital foi coordenado pela Secretaria de Cultura do Município, por meio da lei federal nº 14.017 (de 29/6/2020), que estabelece ajuda emergencial para artistas
Foto: Marcie, Bezerra
O pessoal envolvido com arte-cultura em Cedro teve até as 17h da sexta-feira (1/10) para realizar a inscrição no edital da Lei Aldir Blanc. O edital, aprovado em caráter emergencial pelo Congresso Nacional, disponibiliza recursos para o fomento ao setor cultural e apoio aos artistas atingidos pela pandemia. "O auxílio é fundamental a quem teve suas atividades artísticas interrompidas nesse período", comenta o prefeito Joãozinho de Titico. As inscrições ocorreram de forma presencial na Estação Ferroviária.
"Estamos retornando com algumas atividades nesse momento, mas ainda de forma lenta. Estávamos há quase dois anos parados, e essa interrupção prejudicou gravemente a nossa renda. O auxílio chega no momento certo", comemora o músico Chaguinha do Acordeon, ressaltando quanto foi prejudicado ao longo da pandemia.
"Eu, que já tive meu trabalho reconhecido em todo o Ceará, também realizei a inscrição para receber o auxílio da Lei Aldir Blanc. Esse edital é um incentivo providencial para que o trabalho artístico produzido em Cedro tenha continuidade", comenta o artista plástico René Campos, referindo-se à ajuda financeira a que fará jus.
"Sou artesã, participo de um grupo de mulheres que desenvolvem essa arte. A venda do artesanato produzido era o nosso ganha-pão. No período de pandemia, sentimos muito a falta das feirinhas, era onde comercializávamos o fruto da nossa criação. Fico muito feliz de ter a possibilidade de receber esse auxílio, um incentivo vital para nós artistas", destaca a artesã Rosângela.
Confira o edital completo e acompanhe o andamento no endereço virtual www.cedro.ce.gov.br. Em breve, a Secretaria Municipal da Cultura deve comunicar o lançamento do edital de auxílio aos espaços culturais, como teatros, espaços de show, estúdios de dança, entre outros.