Agentes de Combate à Endemia visitam residências com mais essa missão preventiva
Foto: Fábio Rodrigues | Agência Brasil
A Prefeitura do Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando o trabalho de orientação da população sobre as arboviroses, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A preocupação da gestão é evitar um grande número de casos pelo vetor dessas doenças. Até o último dia 6 de agosto, Cedro somava 41 notificações para dengue, com seis casos positivos e 30 negativos.
"Além da pandemia de Covid-19, temos também que nos preocupar com doenças que são frequentes a cada ano. Por isso, cuidamos em manter nosso município limpo, dando atenção à coleta de lixo e não deixando entulhos acumularem pelas ruas", explica o prefeito Joãozinho de Titico. "De tudo fazemos para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus", acrescenta o gestor. Sobre o trabalho realizado pela Prefeitura, esclarece sobre a parte que cabe ao cidadão cedrense: a atenção aos cuidados dentro de casa.
A ordem é prevenir
No combate ao Aedes aegypti, atenção às dicas dos Agentes de Combate a Endemias: não deixar expostos no quintal recipientes como baldes, bacias e vasos, que podem acumular água; virar garrafas com a boca para baixo; cobrir pneus; substituir a água dos vasos de planta por terra; não deixar acumular água parada. Com esses cuidados, a população consegue, sim, eliminar possíveis locais de criadouro do mosquito. "E terá mais saúde", finaliza o prefeito Joãozinho.