Neste ano já foram confirmados 6 casos positivos nos bairros: Caldeirão, Fátima, Jardim Afonso Celso, Alto do Padeiro Pega Avoante e no distrito do Lagêdo
Foto: Késio Paulo
A prefeitura de Cedro por meio da secretaria de saúde, continua realizando ações importantes no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Qualquer recipiente exposto ao ar livre pode se tornar um criadouro do mosquito, e trazer sérios problemas.
O prefeito Joãozinho de titico, destaca que a administração municipal mantém, de forma continuada, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ele ressalta que os cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti precisam ser mantidos durante o ano todo. "São ações que devem tornar-se hábitos permanentes e a população deve colaborar para reduzir cada vez mais índices", pontua Joãozinho de titico.
Para o Agente de Combate a Endemia, Késio Paulo, ele destaca o trabalho da equipe e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, devido neste momento da pandemia os profissionais não podem realizar vistoria na parte interna das residências. "Não podemos olhar os quintais, recipientes e com isso, estamos orientando os cuidados necessários e entregando os larvicida para as caixas d´águas e recipientes", pontua.
Atualmente o município mantém os indicadores em bairros que estão localizados na parte alta. Tivemos recentemente notificações de casos suspeitos nos bairros Prado e Pega Avoante, e por isso acontecem o bloqueio por meio de fumacê (bombas costais). "Para não ter risco no quarteirão e evitar que o mosquito possa ir para outros bairros e esse trabalho estamos realizando desde começo do ano", finaliza Késio Paulo.
A população pode colaborar com diversas medidas simples, aproveitar o final de semana para a prevenção. Faça uma vistoria em casa como limpar caixas d'água e não deixe recipientes que possam acumular água. Guarde o lixo em sacos plásticos bem fechados. "Enfim, cuidados básicos são muito eficientes com controle do mosquito transmissor e por isso, iremos ampliar para o segundo semestre as ações educativas em parceria com demais secretarias municipais", reforça a Secretaria de saúde, Norma Marques.
No último boletim divulgado nesta sexta-feira (9), já somam 41 notificações para Dengue, sendo 06 casos positivos e 30 negativo neste ano.