Para vacinar, é necessário que a pessoa apresente documento de identidade, cartão do SUS, CPF e cartão de vacina
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi ampliada para toda a população - a partir dos seis meses de idade. Em Cedro, os profissionais de saúde estão preparados para continuar a imunização. Já foram imunizadas 5.876 pessoas, o que equivale a 47,9% de doses aplicadas.
O prefeito de Cedro, explica que devido o cenário epidemiológico em meio à Covid-19, a imunização contra a influenza vem apresentando números menores em comparação aos anos anteriores. "Estamos avançando na vacinação e pedimos que a população procure seu posto de saúde mais próximo, pois a baixa adesão pode impactar em uma maior exposição ao vírus no município", pontua Joãozinho de titico.
O Ministério da Saúde (MS) dividiu a campanha em três etapas, contemplando, inicialmente, grupos prioritários. A última estava prevista para finalizar na próxima sexta-feira (9), mas o MS decidiu antecipar o início da vacinação contra gripe para a população geral para esta segunda-feira (5).
A secretária de Saúde, Norma Marques, detalha é importante receber a dose única do imunizante e os cuidados da vacinação. "Sabemos que a campanha contra a influenza ocorre paralela à campanha nacional contra a covid-19 e isso não impede que as pessoas tomem as duas vacinas, para que isso seja possível é necessário um intervalo de 14 dias entre os imunizantes", conclui a gestora.
Gripe
A gripe é uma doença sazonal que é mais comum no período do inverno. Devido às diferenças climáticas e geográficas do Brasil, podem ocorrer variações nas intensidades de sazonalidade da influenza e em períodos distintos nos estados.
Sobre a vacina
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam nos últimos anos no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (Organização Mundial de Saúde) (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).