A Escola Arakém Sedrim de Aguiar foi o ponto de vacinação na última quinta-feira (17), quase 700 doses foram aplicadas
Foto: Marcos Rodrigues
Devido ao grande número de pessoas a serem vacinadas nesta semana, conforme o Plano Estadual de Imunização, a Prefeitura de Cedro antecipou para última quinta-feira (17), a vacinação contra a covid-19 de pessoas com idades entre 55 e 59 anos, com a vacina Oxford/AstraZeneca. No ato da vacinação, era necessário apresentar documento com foto, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência em Cedro.
O prefeito Joãozinho de titico, explica que para ser imunizado é necessário ser cadastrado no site saúde digital. "Estamos avançando na vacinação da nossa população e mediante a chegada de novas doses, vamos continuar levando a dose da esperança", pontua.
O agricultor Francisco Barbosa, que reside no distrito de Santo Antônio, relata a felicidade de receber a primeira dose. "Fazia muito tempo que eu estava esperando essa vacina, agradeço demais aos profissionais de saúde e que não deixem de receber sua vacinação, chegou a vez de todos". Já o músico João Batista, que também esteve no local parabenizou a gestão municipal e enfatizou "Agradeço demais e Cedro unido, saúde por todos", disse.
Nesta semana foi dobrado o número de cadastros na plataforma saúde digital e que o município aguarda a chegada de mais imunizantes para retomar a vacinação ainda desta faixa etária de 55 a 59 anos. "A população deve ficar atenta aos canais oficiais da Prefeitura para novos agendamentos nos pontos de vacinação e a fila formada no local ontem (17), foi devido à comprovação dos cadastros para assegurar segunda dose dos idosos, tendo diversos técnicos auxiliando e agilizando no tempo programado", finaliza Norma Marques.
Os Jovens de 12 a 17 anos já podem se cadastrar para receber a vacina contra a Covid-19. "Orientamos à população que façam quanto antes, pois é uma nova esperança para os nossos adolescentes para esta adesão e que os pais façam o cadastro e que está liberado apenas o cadastro, pois ainda não há data para o início da vacinação desse grupo", finaliza Norma Marques.
Na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foi decidido a manutenção da vacinação por ordem decrescente de idade na população geral do Estado, não incluindo mais categorias profissionais ou outros grupos populacionais. Somente grávidas e puérperas permanecem como prioridade.
Vacinômetro
No último boletim desta sexta-feira (18), já foram aplicadas 6.772 doses (D1), e 3.473 (D2), no total 10.732 doses em idosos, trabalhadores de saúde, educação e forças da segurança, comorbidades e população em geral.
NOTA:
Ontem (17), foram aplicadas quase 700 doses na fase da população geral, e por conta da lentidão do sistema de informação do Ministério da Saúde, foram cadastradas apenas 510 doses. Os técnicos estão trabalhando para ser concluída o mais rápido possível.