A aeronave Fênix 06, da base Juazeiro do Norte, foi empregada na missão
Foto: Marciel Bezerra
A aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), com Unidade Tratamento Intensivo (UTI) adequada a esse tipo de procedimento, pousou no trecho duplicado Avenida Vereador Pedro Lopes Vieira. A ação aconteceu em conjunto com o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), cuja ambulância transportou a paciente em uma incubadora até o local, com suporte da Guarda Municipal e policiais militares.
Em nota, o CIOPAER informou que a transferência de paciente era um recém-nascido, 39 semanas de idade gestacional, nascido na madrugada de hoje (9). A nota ainda cita que a criança evoluiu com hipoatividade, tendo necessidade de oxigenação suplementar. Diante do quadro clínico, o recém-nascido foi transferido para Fortaleza, acompanhada pela equipe aeromédica com todos os cuidados necessários.
Nas redes sociais, o prefeito Joãozinho de titico, ressaltou a agilidade na transferência da recém-nascida. "Importante demais essa ação do Governo do Ceará com a expansão do CIOPAER no Ceará, se fosse por transporte terrestre, o deslocamento até a capital duraria cerca de oito horas; de helicóptero, menos de uma". Ainda enfatizou os profissionais do Hospital Zulmira Sedrim de Aguiar. "Neste dia das mães, reconhecemos os profissionais que se dedicam em salvar vidas", escreveu.
A central de regulação do hospital local, mesmo com a situação da pandemia, transfere pacientes com agravos. "Após essa transferência da recém-nascida pelo CIOPAER, uma paciente de 55 anos, vítima da Covid-19, foi transferida pelo SAMU até o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte", pontua o Enfermeiro responsável pela regulação, Paulo Gilson.
Relembre
Em 2017, aconteceu o primeiro atendimento aéreo no município: uma recém-nascida, igualmente por complicação no parto. Teve de ser transferida para Fortaleza. Em 2019, no mês de maio, um idoso foi transportado com doença cardíaca também para a capital. Em 2020, recém-nascidas (gêmeas), foram transferidas para o Hospital Regional do Sertão Central.