Depoimentos dos profissionais Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), Fisioterapeuta e Enfermeiros, mostram histórias da luta diária com conquistas e desafios em Cedro
Foto: Werley Teixeira
Para driblar a convivência com a pandemia da Covid-19, o município de Cedro realiza diversas estratégias de monitoramento dos grupos de riscos, barreiras sanitárias, desinfecção de locais públicos e de maior fluxo de pessoas, atendimento ampliado nos postos de saúde, além da aquisição de EPI's, distribuição de máscaras e kit higiene.
Para o prefeito Joãozinho de titico, os profissionais lidam com a rotina exaustiva, porém, são heróis que fazem a diferença em nosso município. "Estamos felizes por contar com equipes dedicadas e comprometidas com as famílias cedrenses", pontua.
A guerra ainda parece longe do fim, mas o início da vacinação e a experiência acumulada nesses meses de trabalho, trazem mais esperança para vencer a Covid-19. Antes da aplicação da primeira dose nos moradores, os profissionais Agentes Comunitários de Saúde, foram imunizados. "É gratificante acompanhar de perto a vivência de uma pandemia com esse vírus que destrói famílias, estamos tendo um apoio da gestão municipal com um olhar diferenciado", pontua a Presidente da Associação da categoria, Cicera Beserra.
Depoimentos
Recentemente a campanha de vacinação contra a covid-19, alcançou mais de 4 mil vacinados. "A gente sabe que os desafios são enormes, principalmente nós que vivenciamos em barreiras geográficas e com a quadra chuvosa, estamos enfrentando dificuldades que vencemos com o apoio de todos", pontua a ACS, Mônica Matos que atua no distrito de Santo Antônio.
A Enfermeira do PSF do distrito de Santo Antônio, ressalta que desde a primeira dose, o objetivo é salvar vidas e que na próxima remessa de vacinas a meta de idosos a serem vacinados, ultrapassará 100% do público vacinado. "O mais importante é que chegamos a 4 mil doses com o apoio da gestão municipal de saúde, equipe da secretaria de saúde organizada e das famílias, viva o SUS, viva a Ciência e Viva o Cedro", finaliza Vicência Márcia.
Sabemos que toda a luta dos profissionais de cada área e que enfrentam as barreiras geográficas, logísticas e que não mediram esforços para vacinarem e acalcar a meta. "Isso nos orgulha, pois, somente nós sabemos o quanto já realizamos cadastros, cartão de vacinação e outras atribuições para que vencemos esta guerra com este vírus invisível", pontua. A prefeitura preparou diversas peças publicitárias para as redes sociais, os depoimentos dos moradores em forma de agradecimento foram destaques.
A Fisioterapeuta, Maria Erica, atua na linha de frente no Hospital Zulmira Sedrim de Aguiar, explica que os moradores ao sentir os primeiros sintomas procurem o sistema de saúde. "As pessoas não deixem para procurar assistência somente quando a doença estiver agravada, ao ser constatado tosse ou febre, procure o centro de covid-19 e em caso de faltar de ar, deve se encaminhar para o hospital", pontua.
Boletim
No último boletim divulgado nesta quinta-feira (16/4), foram vacinados 4.638 entre a primeira e a segunda dose, nos profissionais de saúde, segurança e idosos.