A primeira dose acontece entre profissionais da Polícia Militar (PM), e da Guarda Civil Municipal (CGM), lotados em Cedro
Foto: Marcos Rodrigues
A vacinação dos profissionais do Sistema de Segurança Pública, começou nesta segunda-feira (13), na sala de imunização da Secretaria municipal de Saúde. De acordo com a pasta, no primeiro lote foram disponibilizadas apenas 10 doses, de acordo com o quantitativo de doses recebidas para este público.
O prefeito Joãozinho de titico, ressalta que após novas doses se distribuída no município, se dará a continuidade. "Temos um contingente de profissionais da segurança e que atuam em conjunto, com a chegada de novas doses, iremos em processo rápido aplicar a vacina", pontua.
Em Cedro, os profissionais da Guarda Municipal também foram imunizados. "Estamos na linha de frente e ser vacinado é contar com a segurança de continuar na luta diária para contra este vírus invisível", pontua GCM Gildney Macêdo.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Sandro Caron, comentou sobre o início da vacinação dos profissionais da Segurança. "Toda vez que chegarem novas doses de vacinas no Estado do Ceará, nós teremos um percentual destinado aos profissionais da Segurança Pública para que se consiga, o mais rápido possível, imunizar todos aqueles que estão na linha de frente, no combate à pandemia", disse.
De acordo com o vacinômetro, já foram imunizadas 4.474 doses entre idosos e profissionais de saúde. Na realização do dia D nesta terça-feira, foram concluídos a faixa etária de 65 a 69 anos.
Conforme a Nota Técnica (nº 297/2021), emitida pelo Ministério da Saúde (MS), este grupo foi estabelecido como prioritário devido à exposição. Devem prevalecer os critérios a seguir para a aplicação do imunobiológico:
Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimentos pré-hospitalar;
Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra Covid-19;
Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, como barreiras sanitárias e fiscalização de estabelecimentos.
Para o Coordenador de imunização, devido a quantidade de doses, um cronograma está sendo realizado, mediando orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). "Estamos realizando a aplicação da primeira dose, mediante atendimento por agendamento prévio", explica Werlley Teixeira.