As inscrições iniciaram na segunda-feira (1/3). Artistas de Cedro estão recebendo orientações do cadastro na sede da Secretaria de Cultura (antiga Estação Ferroviária).
Foto: MArciel Bezerar (Arquivo 2018)
A ação do Governo do Estado tem por objetivo conceder aos trabalhadores e trabalhadoras do setor um auxílio financeiro para a justa e necessária sobrevivência nesses tempos agudos de pandemia. Serão beneficiados técnicos de som, luz e imagem; montadores de palcos; cerimonialistas, decoradores, recepcionistas, fotógrafos e cinegrafistas de eventos; bem como músicos, humoristas e profissionais de circo.
"O auxílio faz parte do pacote de intervenções para socorrer esses profissionais e suas famílias", explica o prefeito Joãozinho de Titico. A categoria tem sido uma das prejudicadas. No município de Cedro não poderia ser diferente. "Com essa política pública, o Governo Camilo Santana ampara o artista, que padece a falta de trabalho no mercado". E acrescenta o prefeito de Cedro: "A Prefeitura dará total apoio aos artistas locais, para que tenham acesso a um direito que chega na hora certa. Nossa solidariedade aos artistas e trabalhadores de eventos".
O auxílio será pago em duas parcelas de R$ 500. Para tanto, o profissional deverá se cadastrar no Mapa Cultura do Ceará - plataforma virtual livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) sobre cenário cultural cearense. R$ 10 milhões serão investidos em transferência de renda.
Cedro já está cadastrando
A Secult informa que as plataformas digitais dos governos municipais estão atualizadas, e está orientando os profissionais sobre como participar. Para a concretização dos cadastros é preciso fazer a inscrição na plataforma Mapa Cultural do Ceará, integrante do Sistema de Informações e Indicadores Culturais - Siscult. "Já foram realizados alguns cadastros e estamos tendo boa adesão. Estamos dando todo apoio, facilitando as inscrições. Muitos músicos não têm acesso à tecnologia", revela a secretária Silvana Leite, da Cultura.
O secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, esclarece que o auxílio financeiro é um mecanismo importante de proteção social para os trabalhadores que atuam nos eventos. "É um meio de animar esses trabalhadores e artistas que atuam nas redes dos eventos culturais e sociais do estado".
Quem pode receber
Profissionais residentes no estado do Ceará. A idade deverá ser idade igual ou maior que 18 anos, com atuação social ou profissional no setor de eventos nos 24 meses anteriores à data de publicação da Lei Nº17.385/2021 (24 de fevereiro de 2021), comprovando-se a atuação de forma documental ou autodeclaratória. São eles:
- Artistas Circenses
- Artistas de rua
- Cerimonialistas de eventos
- Cinegrafista de eventos
- Decoradores de eventos
- Fotógrafos de eventos
- Humorista.
- Músico(a)
- Produtor(a)
- Recepcionistas de eventos
- Técnico(a) de Cenotecnia
- Técnico(a) de Figurino
- Técnico(a) de Iluminação
- Técnico(a) de Produção
- Técnico(a) de Montagem
- Técnico(a) de Sonorização
Quem não pode receber
- Não residentes no estado do Ceará.
- Com idade menor que 18 anos.
- Se tiver emprego formal ativo.
- Os titulares de benefício previdenciário ou assistencial, os beneficiários do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Programa Bolsa Família.
- Os que exerçam, a qualquer título, cargo, emprego ou função pública em quaisquer das esferas de governo.
Calendário de execução
- Inscrições: 01 a 10 de março de 2021.
- Validação do benefício: 11 de março a 05 de abril de 2021.
- Publicação do Resultado: 07 de abril de 2021.
- Pagamento Parcela 1: 11 a 30 de abril de 2021.
- Pagamento Parcela 2: 03 a 15 de maio de 2021.
Mais informações
https://cedro.ce.gov.br/