Foram os primeiros cedrenses imunizados com a vacina Oxford-AstraZeneca. Familiares comemoraram.
Foto: Wandenberg Belém
Um dia que já era aguardado por muitos. Foi na manhã da quarta-feira (27) que o sonho se concretizou para o seu Chico Herculano (82) e para a dona Julieta Bezerra (99).
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à imunização dos idosos contra a Covid-19 (novo coronavírus) na faixa etária acima de 75 anos. A ação consta do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação. Equipes de profissionais atenderam cedrenses nos bairros Jardim Afonso Celso, Prado, Pega Avoante e Divisão. Serão vacinados cerca de 1.500 idosos, em seus domicílios. Depois virão os demais grupos.
O prefeito Joãozinho de Titico escreveu nas redes sociais sobre "a felicidade deste momento no município" com a vacinação chegando aos grupos mais necessitados. "Vi em Chico Herculano o sorriso de gratidão por estar sendo imunizado. Estamos muito alegres. Todas as nossas equipes estão empenhadas em continuar a vacinação".
Ele lembra que já foram vacinados os profissionais que atuam na linha de frente do Centro Municipal de Covid-19, Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar (ala de Covid-19), médicos, enfermeiros e técnicos da Atenção Básica.
Um presente
Prestes a completar 100 anos, dona Julieta Bezerra Viana recebeu a dose em casa, sendo motivo de felicidade não apenas para os familiares, mas os profissionais que lá estiveram. De acordo com o filho Rui Bezerra, a dose te uma simbologia forte: é um presente para a saúde de sua mãe. "Essa vacina contra a Covid-19 foi uma bênção. Com muita alegria, agradeço pelo trabalho exemplar da gestão municipal, a equipe de profissionais que vêm fazendo a diferença em nossas vidas. Gratidão". E finaliza: "Viva a ciência e viva o SUS".
Vacina e cuidados!
Em sua residência, seu Chico Herculano não cansava de repetir "Obrigado meu Deus!", fazendo gesto de louvor ao céu, em de agradecimento por esse dia tão aguardado. Para o filho Cícero Alves, os cuidados deverão permanecer após a vacinação. "O vírus continua entre nós, falta muita gente se vacinar". Ele explica que teve de adaptar toda a residência para que seu pai pudesse atravessar todas as barreiras possíveis. "Não aceitávamos visitas aqui em casa, e o uso da máscara ajudou para que papai que não testasse positivo", reforça.
A Secretária de Saúde Sayonara Moura destaca o papel relevante dos agentes de saúde e das enfermeiras para conclusão desta etapa de cuidados com a população cedrense. "Desde que iniciamos a luta contra o coronavírus, nossos profissionais estão empenhados". Na campanha de vacinação, explica, os Agentes Comunitários de Saúde fazem o mapeamento e a entrega do cartão de vacinação com os dados do morador e da vacina que será aplicada", explica.
O calendário de vacinação com os bairros e o boletim diário dos casos estão disponíveis no site www.cedro.ce.gov.br