11-NOV-2019

Estudantes realizam atividades sobre história do município e Museu Ferroviário recebe exposição

#Agricultura POR MACIEL 11 DE NOVEMBRO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

Cedro completou 99 anos no dia 21 de outubro. E já está na contagem regressiva para o seu Centenário. Semana passada, pensando em 2020, estudantes da rede municipal de ensino e de uma escola particular desenvolveram atividades com maquetes de praças, igrejas e prédios públicos que compõem capítulo singular desta história.

Na Creche Maria Marilene Alves Diniz, as crianças, em sala de aula, realizaram atividades de pinturas, dramatização sobre a primeira casa do município, na então Fazenda Cedro, de propriedade do Sr. João Cândido, e o que é a árvore de lei que dá nome ao município - cedro, de nome cietífico Cedrela fissilis). Também apresentaram uma ferrovia em miniatura e debateram sobre a história da cidade. Outras turmas conheceram símbolos como a bandeira, escudo e hino do município. A Escola Francisca de Jesus Cavalcanti realizou exposição com produtos reciclados - bandeiras do Brasil e do Município feitas com garrafas pets.

A Escola Particular Amiguinhos de Infância, em rica tarde de apresentações culturais, a atração foi a exposição de maquetes de importantes equipamentos da cidade, construídas pelos próprios alunos.

As iniciativas, dentro e fora da sala de aula, são "excelentes oportunidades" para crianças e adolescentes conhecerem a história de progresso do município. "Estamos organizando, desde já, programações especiais com vistas ao centenário de Cedro, em 2020. Nossos estudantes estão empenhados em aprender e mostrar as potencialidades locais", ressalta o prefeito Dr. Nilson Diniz.

Gerlânia Souza, diretora da Escola Amiguinhos de Infância, explica que os estudantes do 5º ano produziram maquetes da praça Rubens Bezerra de Albuquerque, da Estação Ferroviária, da Igreja Matriz e da primeira casa de Cedro. "A proposta apresentada pelos professores de trabalhar ações voltadas ao município faz parte da metodologia de ensino voltada à área da cultura. Tivemos uma tarde belíssima. Para quem quiser conferir, as peças estão em exposição no Museu Ferroviário".

A programação do Centro de Educação Infantil Maria Marilene Alves Diniz teve contação de história do município. Um varal cultural mostrou a bandeira Cedro em formas geométricas, com as estrelas representando a sede e os distrito dos municípios, em fortes letras e cores. Os estudantes também conheceram o mapa de Cedro, montado sob a forma de um quebra-cabeça, em que cada peça representa um distrito. "Foram três dias de atividades para que as crianças cresçam, respeitando o município onde nasceram. Nossa proposta, em sala de aula, é destacar a cedrensidade em cada um", pontua a professora Cícera Fernandes.

Na escola Francisca de Jesus Cavalcanti, estudantes do 4º e 5º anos desenvolveram as bandeiras do Brasil e do Município com garrafas pet. Objetos feitos a partir de pneus e madeira foram destaque em evento voltado ao meio ambiente.

A Secretaria de Educação Tereza Bezerra destaca que as ações integram o conjunto de medidas comemorativas à passagem do centenário do município, ressaltando o envolvimento de professores e diretores escolares, alunos e familiares. "Estão de parabéns todos que se empenham em saber e gerar conhecimento sobre a rica história do município".

Interessados em conhecer as maquetes, poderão apreciá-las no Museu Ferroviário (antiga Estação Ferroviária), de segunda a sexta-feira, de 7h a 17 horas.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte