Foto: Édson Reis
No campo onde tradição e tecnologia agora caminham lado a lado, os primeiros números já confirmam que a aposta foi acertada. A inspeção inicial do Programa de Transferência de Embriões, realizada no Sítio Córrego, revelou um índice de 56% de prenhez nas primeiras 100 vacas reavaliadas, desempenho considerado acima do padrão técnico esperado para o primeiro mês de avaliação. O que antes era planejamento, hoje começa a se traduzir em resultado concreto. O prefeito Nilson Diniz, acompanhado do secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Manoel Bezerra, realizou visita técnica ao Sítio Córrego para acompanhar os dados da primeira reavaliação do programa, executado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC). O gestor municipal destacou que os números superaram as projeções iniciais da equipe técnica. "Já realizamos a colocação de mais de 270 embriões em vacas do município, em parceria com a FAEC. Nas primeiras 100 matrizes reavaliadas, alcançamos aproximadamente 56% de prenhez no primeiro mês. É um índice muito positivo para essa fase inicial, e estamos confiantes de que poderemos manter e até ampliar esses resultados ao longo do programa."O secretário Manoel Bezerra reforçou que o percentual alcançado ultrapassa a média esperada para esse tipo de procedimento. "O índice técnico esperado gira em torno de 30%, e alcançamos 56% logo na primeira inspeção. É um resultado muito bom. Com a regularidade das chuvas, a melhoria das pastagens e o manejo adequado, acreditamos que os próximos ciclos poderão apresentar desempenho ainda melhor. Já estamos ampliando o trabalho para outros distritos."O programa prevê a transferência de até 1.000 embriões, fortalecendo tanto a pecuária leiteira quanto a de corte. A iniciativa integra uma estratégia de modernização do setor agropecuário, ampliando o acesso do pequeno e médio produtor à genética de alto padrão. Com condições climáticas favoráveis e suporte técnico contínuo, a Secretaria de Agricultura projeta avanço nos índices de fertilidade nas próximas avaliações, consolidando Cedro como referência regional em biotecnologia aplicada à produção animal.
No campo onde tradição e tecnologia agora caminham lado a lado, os primeiros números já confirmam que a aposta foi acertada. A inspeção inicial do Programa de Transferência de Embriões, realizada no Sítio Córrego, revelou um índice de 56% de prenhez nas primeiras 100 vacas reavaliadas, desempenho considerado acima do padrão técnico esperado para o primeiro mês de avaliação. O que antes era planejamento, hoje começa a se traduzir em resultado concreto.
O prefeito Nilson Diniz, acompanhado do secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Manoel Bezerra, realizou visita técnica ao Sítio Córrego para acompanhar os dados da primeira reavaliação do programa, executado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC). O gestor municipal destacou que os números superaram as projeções iniciais da equipe técnica. "Já realizamos a colocação de mais de 270 embriões em vacas do município, em parceria com a FAEC. Nas primeiras 100 matrizes reavaliadas, alcançamos aproximadamente 56% de prenhez no primeiro mês. É um índice muito positivo para essa fase inicial, e estamos confiantes de que poderemos manter e até ampliar esses resultados ao longo do programa."
O secretário Manoel Bezerra reforçou que o percentual alcançado ultrapassa a média esperada para esse tipo de procedimento. "O índice técnico esperado gira em torno de 30%, e alcançamos 56% logo na primeira inspeção. É um resultado muito bom. Com a regularidade das chuvas, a melhoria das pastagens e o manejo adequado, acreditamos que os próximos ciclos poderão apresentar desempenho ainda melhor. Já estamos ampliando o trabalho para outros distritos."
O programa prevê a transferência de até 1.000 embriões, fortalecendo tanto a pecuária leiteira quanto a de corte. A iniciativa integra uma estratégia de modernização do setor agropecuário, ampliando o acesso do pequeno e médio produtor à genética de alto padrão. Com condições climáticas favoráveis e suporte técnico contínuo, a Secretaria de Agricultura projeta avanço nos índices de fertilidade nas próximas avaliações, consolidando Cedro como referência regional em biotecnologia aplicada à produção animal.