NOTÍCIAS

10-DEZ-2025

Prefeitura entrega Selo Antirracista e destaca avanços em igualdade racial nas escolas de Cedro

Solenidade reuniu gestores, professores, estudantes e autoridades para celebrar práticas pedagógicas que promovem respeito, empatia e consciência crítica

Por Ascom 10/12/2025 #agenda
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Educação (CME), realizou nesta quarta-feira (09/12) a entrega da segunda edição do Selo Antirracista. A cerimônia marcou a culminância de projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano nas escolas da rede municipal, todos voltados à promoção da igualdade racial e ao enfrentamento do preconceito.

O selo reconhece iniciativas que construíram, dentro das salas de aula, ambientes de acolhimento, valorização da diversidade e fortalecimento da identidade cultural dos estudantes. Ao longo do ano letivo, professores, gestores e alunos participaram de atividades que envolveram debates, apresentações culturais, pesquisas e ações de sensibilização.

O prefeito Nilson Diniz destacou que o tema precisa fazer parte do cotidiano escolar e social do município. "Essa é uma temática muito importante que precisa, cada vez mais, ser fomentada nas nossas escolas. Nós precisamos banir qualquer tipo de preconceito, trabalhando uma consciência crítica nos nossos alunos e favorecendo sentimentos humanos como empatia, amor ao próximo e respeito. Construir uma comunidade mais justa começa dentro da escola", afirmou.

A secretária de Educação, Ana Nilma, enfatizou que o selo representa o esforço coletivo da rede municipal. "Esta é uma ação muito importante, desenvolvida pela Secretaria de Educação através do Conselho Municipal de Educação. Quero reconhecer todo o trabalho do Conselho e a dedicação das escolas. A entrega do Selo Antirracista é a culminância de ações realizadas por professores, gestores e alunos ao longo do ano. Precisamos fomentar cada vez mais esse tema, banir qualquer tipo de preconceito e fortalecer nos estudantes uma consciência crítica baseada em empatia, amor ao próximo e respeito", declarou.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Iodália Andrade, reforçou o papel do conselho e agradeceu às escolas pelo comprometimento. "Hoje realizamos, no SENAC, a entrega da segunda edição do Selo Escola Antirracista. É uma temática que precisa estar presente em todas as escolas do município. Agradeço a participação de estudantes, professores, coordenadores e gestores que abraçaram essa causa com muito amor e trabalharam o tema durante todo o ano. Também agradeço à secretária Ana Nilma pelo apoio ao nosso Conselho", afirmou.

Para os alunos, o selo representa mais que um reconhecimento institucional — é um aprendizado que transforma a forma de ver o mundo. Sarah Teixeira, estudante da Escola Antonieta Jucá Marques, compartilhou sua experiência. "Acho muito importante abordar esse tema tão necessário para a sociedade. É gratificante saber que nós, jovens e crianças, temos a oportunidade de mostrar a cultura do nosso povo. Por trás das apresentações existe história, força, luta e resistência. As escolas receberem esse selo mostra que estamos aprendendo sobre a luta e a cultura dos povos africanos e indígenas, que são a nossa origem", afirmou.

Vitória, aluna da Escola Francisca Luz Cavalcante, reforçou o significado do selo no combate ao racismo. "Esse selo é muito importante porque nos motiva a fazer mais projetos e seguir adiante contra o racismo. Ele existe no nosso cotidiano e precisamos combatê-lo juntos. Agradeço ao diretor Cleutson, ao prefeito Dr. Nilson e à secretária Ana Nilma pelo apoio", disse.

A solenidade terminou com apresentações culturais protagonizadas pelos próprios estudantes, reforçando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas de educação voltadas aos direitos humanos, à diversidade e à formação cidadã.

 

Deixe seu comentário

logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024